PUBLICIDADE

Dieta influencia na pele saudável; saiba mais

Outro motivo para manter-se em dia com a alimentação leve

15 mai 2024 - 10h21
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Você é aquilo que você come. Provavelmente você já deve ter ouvido esse ditado, não é mesmo? Saiba que isso é a pura verdade e a prova é a tese desenvolvida pela dermatologista Dra. Ana Maria Pellegrini e a nutróloga Dra. Marcella Garcez, que afirma que a dieta influencia na pele saudável.

Pele saudável
Pele saudável
Foto: Shutterstock / Sport Life

Veja como a dieta influencia na pele saudável

"Dietas menos inflamatórias diminuem a degradação do colágeno, uma proteína que mantém nossa pele mais firme. Recomendamos frutas ricas em antioxidantes, verduras, legumes e proteínas", disse a Dra. Ana Maria.

Essa dermatologista relatou que a radiação solar é o fator extrínseco para o envelhecimento da pele, mas o tabagismo, alcoolismo, stress, sedentarismo, poluição e alimentos com alto índice glicêmico e ultraprocessados também impactam no processo de envelhecimento da pele.

Sendo assim, a principal recomendação é se afastar do excesso de açúcar, que indubitavelmente pode causar inflamação. "Refrigerantes à base de coca, glúten para pacientes que têm sensibilidade e ultraprocessados ricos em gordura saturada também promovem inflamação", completou Pellegrini.

São os ricos em açúcar adicionado, como doces e guloseimas, os ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, como os alimentos gordurosos de origem animal, fast foods, frituras de imersão, produtos de panificação, carnes processadas, como os frios e embutidos, alimentos industrializados ultraprocessados, como refrigerantes, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, consumo excessivo de sal, bebidas alcoólicas e cafeinadas. Todos devem ser consumidos com muita parcimônia", confirmou a Dra. Marcella.

Então, o que se deve priorizar em prol da pele saudável?

"Dietas menos inflamatórias diminuem a degradação do colágeno, uma proteína que mantém nossa pele mais firme. Recomendamos frutas ricas em antioxidantes, verduras, legumes e proteínas", complementou Garcez.

A importância da hidratação para pele saudável

"A hidratação adequada e o consumo de água têm um impacto significativo no aspecto da pele, especialmente quando se trata de retardar os sinais de envelhecimento. A água desempenha um papel fundamental na saúde e na aparência da pele, porque a água é essencial para manter a pele hidratada, que ajuda a manter sua elasticidade, importante para evitar a flacidez e a perda de firmeza cutânea. A água também ajuda o organismo a eliminar toxinas e resíduos, além de regular a temperatura corporal e a circulação sanguínea, o que pode influenciar a saúde e o aspecto da pele", finalizou a Dra. Marcella Garcez.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade