PUBLICIDADE

Dicas de beleza para o Carnaval: veja 5 cuidados indispensáveis

Separamos 5 cuidados que não podem ser deixados de lado para manter o seu cabelo e a sua pele saudáveis durante toda a folia

6 fev 2024 - 16h52
Compartilhar
Exibir comentários

O Carnaval está chegando, e você, provavelmente, já começou a pensar na maquiagem, no penteado e nos glitters que vai usar para aproveitar os bloquinhos de rua. Mas, mesmo com tanta diversão, não podemos esquecer que alguns cuidados devem ser tomados para garantir que a sua saúde e bem-estar sejam preservados durante toda a folia. Pensando nisso, a seguir, alguns especialistas indicam o que você deve fazer para que seu cabelo e sua pele cheguem intactos na quarta-feira de cinzas. Confira!

Confira 5 dicas de beleza para curtir a folia! |
Confira 5 dicas de beleza para curtir a folia! |
Foto: gpointstudio/Freepik / Boa Forma

Dicas de beleza para o Carnaval

Cuidados com a pele

Limpar, hidratar e proteger a pele é fundamental não apenas para mantê-la saudável, mas também para que o seu visual fique bonito e duradouro. Por isso, a recomendação é sempre seguir essas etapas tanto antes quanto depois da aplicação da make ou de outros produtos.

Também vale checar a validade do cosmético e, se for algo novo para você, testar antes. "Você pode aplicar um pouco do cosmético na região interna dos braços, por exemplo, uns 3 a 4 dias antes da data principal, para verificar se não percebe algum sintoma de intolerância ou alergia", explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A médica ainda reforça que sprays de espuma devem ser evitados, pois eles contam com substâncias tóxicas que podem causar reações alérgicas ou irritantes.

Tecidos das roupas, glitters e pinturas

Segundo a Dra. Ana Paula, o atrito da pele com os tecidos sintéticos, principalmente se tiverem pinturas ou adereços, como lantejoulas, plumas e paetês, pode desencadear dermatites ou pequenos ferimentos após suor e fricção prolongada. "Recomendo o uso tecidos naturais, como algodão e linho, de cor clara, e fantasias leves - isso vale para adultos e crianças", afirma ela.

O uso do tão adorado glitter também pode causar problemas na pele. "Ele pode provocar dermatite de contato especialmente em áreas sensíveis como a região dos olhos e o nariz. Ao escolher o glitter, dê preferência aos específicos de maquiagem, que são feitos de plástico não-tóxico", destaca o Dr. Franklin Veríssimo, médico especialista e pós-graduado em laser, cosmiatria e procedimentos pelo Hospital Albert Einstein (SP).

A dermatologista explica que maquiagem, brilhos e glitter devem ser usados sempre após o filtro solar e retirados completamente antes de dormir, preferencialmente com removedores bifásicos. "Há opções de tintas e adesivos que são específicas para a face e certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", conta ela.

Proteção solar

A proteção solar é fundamental durante o ano todo, e ainda mais durante a época de verão. Então, para quem gosta de pular Carnaval nos blocos de rua, a dica é: saia de casa protegido com filtro no rosto e no corpo e carregue uma garrafinha d'água. "Uma boa pedida é, além do protetor, apostar em bonés, chapéus, roupas com proteção UV para curtir os blocos durante o dia", acrescenta o médico.

Todos os protetores solares, sejam eles químicos ou físicos, impedem que a radiação UVB e UVA atinjam as camadas superficiais e profundas da pele, evitando danos no DNA das células, queimaduras, vermelhidões, bolhas e dores. "Utilize sempre uma camada espessa de um filtro solar com FPS maior do que 50 e repasse ao longo do dia", orienta Fucci.

Assim como a pele, os lábios também precisam ser protegidos contra o sol. "O protetor solar labial, que muitas vezes é deixado de lado, é importante para impedir que os raios solares queimem e ressequem a boca, prevenindo o surgimento de herpes", enfatiza a  Dra. Marcella Alves, dermatologista da Clínica Les Peaux.

Cuidados com os cabelos

Raios solares, tintas, espumas de sabão e o uso de shampoos inadequados são alguns fatores que podem comprometer a integridade dos fios. "O cabelo também pode sair prejudicado quando exposto ao sol. Por isso, é importante aplicar um protetor solar nos fios também. Além disso, indico que opte por penteados onde o cabelo fica mais preso, como rabo de cavalo ou coque, garantindo que as suas madeixas fiquem protegidas do suor", ensina o hairstylist Rudi Werner.

"Com agressões como exposição solar, uso de glitter, espumas, tinturas coloridas, os cabelos acabam ficando 'porosos', absorvendo mais água, o que aumenta o frizz, e embaraçam mais facilmente quando secam. Nesses casos, podemos indicar os óleos capilares, que ajudam a reter a umidade e melhorem a resistência à tração", completa Veríssimo.

Atenção aos procedimentos estéticos faciais

"Nos dias que antecedem o Carnaval, não é o momento para realizar determinados procedimentos estéticos, como a micropigmentação. Ela deve ser feita com duas semanas de antecedência até se expor ao sol, isso porque o procedimento deixa a pele mais sensível e, dentro de quinze dias, ainda está em processo de recuperação", explica Raphaella Bahia, micropigmentadora na FR Microcenter.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade