PUBLICIDADE

Dia Mundial e Nacional da Osteoporose: evite a doença que atinge 15 milhões de brasileiros

Especialista explica as causas e como prevenir o problema que abala as estruturas ósseas do organismo

20 out 2021 08h02
ver comentários
Publicidade
Estilo de vida é fundamental para a prevenção
Estilo de vida é fundamental para a prevenção
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Hoje, dia 20 de outubro, é o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. Uma data simbólica para alertar a população sobre os riscos, prevenção, diagnóstico e tratamento contra a osteoporose. Uma doença que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atinge aproximadamente 15 milhões de brasileiros.

Segundo o Ministério da Saúde, a osteoporose é uma doença que provoca a perda progressiva de massa óssea, deixando o esqueleto fraco e suscetível a fraturas. O problema atinge, majoritariamente, homens e mulheres com mais de 60 anos de idade.

Prevenção da osteoporose

No entanto, a prevenção contra o desenvolvimento da doença baseia-se, principalmente, em um estilo de vida saudável. A prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada são os maiores aliados da saúde óssea.

"O cálcio, a vitamina D e a proteína são os nutrientes essenciais para uma boa saúde óssea em qualquer fase da vida. Cada um, nas quantidades específicas, desempenham papeis importantes no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes", diz o chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazanesse, Dr. Daniel Magnoni. "O sinal de alerta acende quando não atingimos as necessidades diárias de vitaminas e minerais e ficamos mais vulneráveis a fraturas e lesões", completa.

Veja abaixo as principais recomendações preventivas do Ministério da Saúde:

  • - Elevar a ingestão de cálcio com o consumo de leite e derivados;
  • - Tomar sol para manter os níveis adequados de vitamina D;
  • - Realizar atividades físicas regulares (manter os músculos fortes também melhora o equilíbrio e evita quedas);
  • - Evitar o consumo de álcool e cigarro;
  • - Não exagerar no consumo de sal;

Tratamento

Porém, caso a osteoporose seja diagnosticada, o tratamento correto pode controlar a doença e permitir que o paciente tenha uma boa qualidade de vida. "Comprovadamente, alguns suplementos, além de fortalecerem os ossos, melhoram a absorção e a retenção de cálcio no organismo. Hoje, além de gotas e comprimidos, há uma nova geração de produtos em forma de goma, capazes de suprir as necessidades nutricionais em uma única dose diária", afirma o Dr. Magnoni.

Também é fundamental estruturar a casa para evitar quedas e, dessa maneira, diminuir os riscos de fratura. Mas, atenção: apenas um médico pode diagnosticar e receitar tratamento para casos de osteoporose. A melhor maneira de evitar complicações é realizar exames periódicos e um acompanhamento adequado.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade