PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Descubra os segredos e benefícios do mel cru

Nutricionista alerta para ingestão equilibrada e atenção à procedência do mel

13 mai 2024 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários

O mel cru, também conhecido como mel filtrado, se diferencia dos méis tradicionais por não passar pelo processo de pasteurização, nem apresentar adição de água ou açúcar na sua composição, sendo apenas o mel filtrado para retirada de pólen, ou pedaços do favo e cera.

Profissional explica o que é o mel cru e como ele ajuda a saúde
Profissional explica o que é o mel cru e como ele ajuda a saúde
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

De acordo com Laise Capelasso, nutricionista da Viva Regenera, é por essa razão que o mel cru mantém suas qualidades nutricionais originais quase que completas, sem perdas de nutrientes durante o processamento.

Benefícios do mel cru

Naturalmente, além de ser um alimento energético por conter frutose e glicose, o mel ainda contém compostos aromáticos, vitaminas do complexo B, Vitamina C e K, minerais como sódio, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro e zinco, enzimas e fitoqúimicos antioxidantes como compostos fenólicos ácidos, flavonóides, cumarina, aldeído fenólico e diterpeno.

"Os nutrientes e compostos antioxidantes presentes no mel cru são amplamente estudados devido aos seus potenciais de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardíacas e doenças respiratórias e atividades antibacterianas", afirma a profissional.

E continua: "Atualmente, e por influência do uso tradicional do mel, o mel cru é utilizado para tratamento de sintomas de resfriados".

Uso do mel

Laise lembra que, tradicionalmente, os méis crus são conhecidos pelas suas propriedades curativas. "Os povos originários usam este alimento como componente tópico para tratamento de feridas, por exemplo. É possível que as enzimas e os outros fitonutrientes presentes no mel cru podem ser os responsáveis pela bioatividade do mel."

O mel cru também é valorizado em tratamentos de beleza e cuidados com a pele, graças às suas propriedades hidratantes e antibacterianas. É comum seu uso em máscaras faciais naturais, tratamentos para acne e hidratação de cabelo, destacando sua versatilidade e eficácia em tratamentos cosméticos.

"Rico em nutrientes, o mel cru pode ser um complemento alimentar natural com múltiplos benefícios para a saúde. Sua inclusão na dieta, de forma equilibrada, pode contribuir para o aumento da qualidade de vida e prevenção de doenças", indica a profissional.

É importante, porém, ressaltar a necessidade de escolher o produto proveniente de fontes confiáveis para garantir que ele esteja livre de contaminação por pesticida. "A moderação no consumo também é crucial, dada a alta concentração de açúcares naturais no mel, que pode afetar indivíduos com sensibilidade à glicose ou condições metabólicas específicas", finaliza a nutricionista da Viva Regenera.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade