Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conjuntivite: sintomas, tratamento, causas e quanto tempo dura

Saiba quais são os tipos de conjuntivite, descubra como prevenir a inflamação ocular e o que fazer para aliviar os sintomas

17 mai 2023 - 05h00
(atualizado em 17/7/2023 às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher com a mão nos olhos
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher com a mão nos olhos
Foto: Pheelings Media / iStock

Causada por diversos fatores, a conjuntivite é um problema de saúde muito comum. Trata-se de uma inflamação da conjuntiva, como se chama a membrana fina e transparente que cobre a parte branca do olho e a parte interna das pálpebras.

Pode atingir os dois ou apenas um olho e os sintomas costumam persistir por uma semana a 15 dias, sem deixar sequelas. A conjuntivite, assim como outras doenças, também tem sua forma aguda ou crônica, segundo o Ministério da Saúde.

Quais são as causas da conjuntivite?

É possível contrair conjuntivite de diferentes formas, como reações alérgicas, contato com substâncias que causam irritação nos olhos ou infecção por vírus ou bactérias. Nos dois últimos casos, a inflamação pode ser transmissível através do contato com as mãos, com objetos contaminados ou diretamente com a secreção.

Quanto tempo dura?

Os sintomas costumam levar entre 7 e 15 dias para sumir. Quando a duração passa muito disso, trata-se de conjuntivite crônica.

Sintomas de conjuntivite

Como as causas são variadas, os sintomas também variam. No caso da conjuntivite viral, por exemplo, há sintomas que se confundem com o da gripe, como febre, dor de cabeça e mal-estar. Já a conjuntivite alérgica lembra outros problemas associados a alergias, como espirros, coriza e coceira no nariz e na garganta.

Mas, de modo geral, as reações mais comuns são:

  • Vermelhidão nos olhos
  • Secreção nos olhos, seja amarelada, esverdeada ou branca
  • Sensibilidade à luz
  • Visão embaçada
  • Coceira ou irritação nos olhos
  • Lacrimejamento excessivo
  • Sensação de areia nos olhos

Tipos

Conjuntivite viral

Por ser transmitida através de vírus, é altamente contagiosa. Não há um tratamento específico, mas deve-se procurar um médico antes de utilizar alguma medicação. Em geral, se recomenda atenção especial à higiene a fim de controlar tanto o contágio quanto a evolução da doença.

Conjuntivite bacteriana

Também pode ser contagiosa. A diferença é que, nesses casos, o tratamento costuma incluir o uso de colírios antibióticos.

Conjuntivite alérgica

Esse tipo está relacionado a alergias a substâncias como poeiras, pelos de animal, mofo e pólen, entre outras coisas. O tratamento é feito com colírios antialérgicos, corticosteróides e outras medicações indicadas pelo médico.

Como tratar a conjuntivite?

Como se vê, o tratamento será administrado de acordo com o diagnóstico do tipo de conjuntivite. Mas há medidas que podem ser adotadas em todos os casos. Saiba quais:

  • Compressas de água gelada, que ajudam a aliviar a vermelhidão e o inchaço nos olhos
  • Evitar contato com o agente causador da conjuntivite
  • Lavar as mãos com frequência, medida útil também para evitar a transmissão da doença, caso a infecção seja viral
  • Colírios e pomadas receitados pelo médico - lembre-se: não se deve adotar a automedicação.

Conjuntivite em bebês

Bebês com menos de um ano também podem contrair conjuntivite - viral, bacteriana ou alérgica. Cabe aos pais atentar para os sintomas e procurar atendimento rapidamente, a fim de encaminhar as crianças para o diagnóstico e tratamento adequado.

Prevenção

Ações simples também são úteis como forma de evitar a inflamação. É o caso de seguir a higiene ocular, lavando mãos e rosto com frequência; evitar coçar os olhos; e não compartilhar objetos pessoais, como toalhas e itens de maquiagem.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade