PUBLICIDADE

Cinco dicas para cuidar da saúde vascular e evitar varizes

São práticas que podem ser aplicadas no dia a dia

19 jun 2024 - 13h24
(atualizado em 20/6/2024 às 22h45)
Compartilhar
Exibir comentários

As varizes afetam muitas pessoas, principalmente as mulheres e, além do aspecto estético, as varizes ainda geram desconforto e dor. Nesse sentido, é importante aprender esse tema com especialista. Por isso, separamos cinco dicas para cuidar da saúde vascular e evitar varizes com o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto.

Cuidar da saúde vascular e evitar varizes
Cuidar da saúde vascular e evitar varizes
Foto: Shutterstock / Sport Life

5 dicas para cuidar da saúde vascular e evitar varizes

1. Hidratação

"Beber pelo menos 2,5L de água por dia facilita o bom funcionamento do sistema circulatório, evita a sensação de pernas pesadas e favorece o retorno do fluxo de sangue às pernas", disse.

2. Alimentação balanceada

"Uma dieta rica em frutas, verduras e pobre em alimentos gordurosos ajuda no funcionamento geral do organismo, evita a sobrecarga de circulação na região abdominal e favorece o retorno circulatório aos membros inferiores", afirmou o médico.

3. Exercícios físicos

"Exercícios regulares estimulam o sistema cardiopulmonar, melhora a capacidade respiratória e circulatória geral, além de fortalecer a musculatura da perna, o que facilita o fluxo sanguíneo", admitiu.

4. Movimentação

"Evitar permanecer sentado ou em pé por longos períodos. Realizar pequenos exercícios com as pernas a cada duas horas ajuda a estimular a circulação de retorno", destacou.

5. Consulta com um especialista

"Para quem tem antecedentes familiares de varizes ou outros fatores de risco, é importante consultar um médico vascular para iniciar tratamentos preventivos o quanto antes, que evita o agravamento do problema", concluiu o Dr. Gustavo Marcatto.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade