Cientistas chineses descobrem novo Coronavírus em morcegos que pode infectar humanos
De acordo com pesquisa liderada por Shi Zhengli, vírus utiliza a mesma entrada da Covid-19 para acessar células humanas
Uma equipe de cientistas chineses descobriu um novo coronavírus vindo de morcegos que pode ser transmitido de animal para humanos. De acordo com a pesquisa liderada pela renomada virologista chinesa Shi Zhengli, ele utiliza a mesma entrada da Covid-19 para acessar células humanas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O estudo de Zhengli, juntamente com os pesquisadores da Academia de Ciências de Guangzhou, da Universidade de Wuhan e do Instituto de Virologia de Wuhan, explica que a nova linhagem do vírus foi identificada pela primeira vez em um morcego pipistrellus japonês em 2006, em Hong Kong, na China.
Chamado “HKU5-CoV-2”, ele possui subgênero merbecovirus, que também inclui o vírus que causa a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers) e sintomas como febre, tosse, falta de ar, diarreia e vômito.
Ele é capaz de se ligar à enzima conversora de angiotensina humana (ECA2), o mesmo receptor usado pelo vírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, para infectar células humanas, de acordo com detalhes divulgados pelo jornal “South China Morning Post”. Os dados sugerem um “maior potencial de infecção entre espécies”, mas o risco para humanos ainda está sendo investigado.