PUBLICIDADE

Chinelos podem ser mais perigosos que saltos, dizem médicos

Segundo podólogos, os queridinhos do verão podem trazer consequências irreversíveis a longo prazo

8 jun 2015 - 19h48
(atualizado em 9/6/2015 às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo podólogo, chinelos "não oferecem nenhum suporte aos pés”
Segundo podólogo, chinelos "não oferecem nenhum suporte aos pés”
Foto: iStock

Mais e mais mulheres estão aderindo chinelos e deixando de lado os saltos. Porém, especialistas alertam que o conforto nem sempre é a melhor e mais segura escolha. As informações são do Daily Mail.

Podólogos defendem que os chinelos são a pior opção para os pés e resultam em sérias lesões a longo prazo. “Chinelos são perigosos”, afirma o médico Tariq Khan. “Eles não oferecem nenhum suporte aos pés.”

Siga Terra Diversão no Twitter

A britânica Cindy Croucher-Wright, de 44 anos, aprendeu isso da pior forma. Amante de corridas, ela começou a sentir dores nos pés em 2011. Ao visitar uma fisioterapeuta, nem passou por sua cabeça que os culpados poderiam ser seus chinelos. “Comecei a sentir pontadas fortes nas solas dos pés (...) de manhã, mal conseguia me apoiar neles de tanto que doíam”, conta.

Cindy foi diagnosticada com fascite plantar, inflamação de um tecido localizado na sola do pé. A médica receitou massagens e exercícios para os pés, porém, após seis meses as dores continuavam. Só ao retornar ao consultório usando chinelos é que a médica conseguiu achar a raiz do problema.

De acordo com Khan, o problema de Cindy é comum em quem utiliza sapatos baixos, como sapatilhas, frequentemente. Porém, a pior escolha continua sendo os chinelos.

"O fato de você ter que fazer força com os dedos dos pés para andar com o chinelo coloca muita tensão e pressão em seus dedos e arcos", afirma o médico. “Para a maioria dos casos, anti-inflamatórios e sapatos apropriados ajudam. Uma vez que a inflamação tenha melhorado, receito massagens e alongamentos”.

Rik Mellor, professor de anatomia da Universidade de St. Mary, acredita que chinelos não deveriam ser usados o dia inteiro caso a pessoa não esteja acostumada. Segundo Mellor, sapatos são trocados por chinelos no verão de uma hora para outra e a mudança repentina pode causar inflamações, dores e até mudar o andar da pessoa, fazendo com que ela comece a mancar.

Ele aconselha que aqueles que querem continuar usando chinelos, deixem os sapatos aos poucos, para que os pés e pernas possam se adaptar.

Chinelos também podem ser a causa de pés rachados e ásperos. “O problema não é só estético. Rachaduras deixam os pés vulneráveis a pegar infecções, e sapatos abertos, como chinelos, só facilitam ao deixar os membros expostos a sujeira e germes”, afirma o podólogo Michael Ratcliffe.

Segundo especialistas, chinelos podem facilitar infecções
Segundo especialistas, chinelos podem facilitar infecções
Foto: iStock

“Infecções causadas por fungos levam tempo para serem curadas. Outros tipos de infecções podem atingir a dermis, a camada mais profunda da pele, onde estão localizados os vasos sanguíneos e nervos”, alerta o médico.

Ele acrescenta que se as rachaduras estão avermelhadas e doem a cada pisada, a melhor opção é higienizá-las bem, deixa-las cobertas e procurar um médico o mais rápido possível. “Se você tem propensão a ter má circulação ou tem diabetes que não está controlada, é melhor nem expor seus pés.”

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade