PUBLICIDADE

Benefícios e efeitos colaterais do ácido alfa-lipóico

25 set 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

O ácido alfa-lipóico ganhou muita atenção nos últimos anos. É um composto orgânico que age como um poderoso antioxidante no corpo. Seu corpo produz ácido alfa-lipóico naturalmente, mas também é encontrado em uma variedade de alimentos e como um suplemento dietético. A pesquisa sugere que pode desempenhar um papel na perda de peso, diabetes e outras condições de saúde. Embora o ácido alfa-lipóico tenha propriedades que possam promover a perda de peso, seu efeito geral nos seres humanos parece insignificante. O ácido alfa-lipóico tem demonstrado reduzir a resistência à insulina, melhorar o controle do açúcar no sangue, aliviar os sintomas de danos nos nervos e diminuir o risco de retinopatia diabética.

Ele possui fortes propriedades antioxidantes, que podem reduzir a inflamação e o envelhecimento da pele, promover a função saudável dos nervos, diminuir os fatores de risco para doenças cardíacas e retardar a progressão dos distúrbios da perda de memória. O ácido alfa-lipóico é geralmente seguro com pouco ou nenhum efeito colateral. Em alguns casos, as pessoas podem sentir sintomas leves, como náuseas, erupções cutâneas ou comichão. Ele está naturalmente presente em carnes vermelhas, vísceras e várias plantas. Também está disponível como suplemento dietético vendido em lojas de saúde.

Referência

Akbari, M. ET al. The effects of alpha-lipoic acid supplementation on glucose control and lipid profiles among patients with metabolic diseases: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Metabolism.  2018 Jul 7. pii: S0026-0495(18)30153-7.

Goibidi, S. ET al. Diabetes and alpha lipoic Acid. Front Pharmacol.  2011 Nov 17;2:69.

Kucukgoncu, S. ET al. Alpha-lipoic acid (ALA) as a supplementation for weight loss: results from a meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev.  2017 May;18(5):594-601.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade