PUBLICIDADE

Benefícios do botox para além da estética, entenda o bem estar promovido ao corpo pela toxina botulínica

Em entrevista ao HofIn Podcast, os cirurgiões dentistas Dr. Heros Marques e Dr. Marco Antonio Rosa falaram sobre as multifuncionalidades da toxina botulínica

28 fev 2024 - 11h16
Compartilhar
Exibir comentários

Quando se fala em botox, a primeira associação que vem à mente é o seu uso no campo da estética, para reduzir rugas e linhas de expressão. No entanto, essa substância vai muito além da superficialidade estética e tem se mostrado uma ferramenta poderosa no tratamento de diversas condições médicas. Conversamos com os cirurgiões dentistas Dr. Heros Marques e Dr. Marco Antonio Rosa, que abordaram sobre o assunto no podcast Hofin, para entender mais sobre os benefícios terapêuticos do botox.

Os primeiros usos terapêuticos da toxina botulínica remontam a décadas atrás, quando foi utilizada para tratar deficiências oculares graves. Desde então, sua aplicação se expandiu para outras áreas da odontologia, medicina, biomedicina etc, proporcionando alívio e melhorias significativas na qualidade de vida dos pacientes.

[caption id="attachment_4349" align="alignnone" width="239"]

Benefícios do botox para além da estética
Benefícios do botox para além da estética
Foto: Sou Mais Bem Estar

Créditos de Imagem: Arquivo Pessoal Dr. Heros Marques[/caption]

Um dos benefícios terapêuticos mais notáveis do botox é no tratamento da enxaqueca crônica. No Hofin podcast os especialistas falam que a aplicação estratégica da toxina botulínica ao redor da cabeça pode aliviar significativamente os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com essa condição debilitante.

Outra aplicação terapêutica importante do botox é no tratamento da hiperidrose, ou sudorese excessiva. "Aplicação da toxina nas axilas pode bloquear temporariamente as glândulas sudoríparas, proporcionando alívio duradouro e melhorando a autoestima dos pacientes." explicou Dr. Heros Marques

Além disso, o botox tem se mostrado eficaz no tratamento do bruxismo, um distúrbio caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes. "Aplicação da toxina botulínica nos músculos responsáveis pela mastigação pode atenuar sua atividade excessiva, prevenindo danos aos dentes e músculos faciais." Afirma Dr. Marco Antonio Rosa.

Apesar desses tratamentos trazerem alívio para muitos pacientes, é importante ressaltar que eles não são definitivos e podem requerer retoques periódicos. "No entanto, o impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes é inegável, tornando o botox uma ferramenta valiosa no arsenal médico" concluem os especialistas.

Sou Mais Bem Estar
Compartilhar
Publicidade
Publicidade