PUBLICIDADE

São Silvestre 2021: especialistas indicam como se preparar para a prova

Corrida mais tradicional do Brasil acontece no dia 31/12 e marcará o retorno de grandes eventos da modalidade

11 nov 2021 12h04
| atualizado em 19/11/2021 às 17h09
ver comentários
Publicidade
São silvestre
São silvestre
Foto: Shutterstock / Sport Life

A São Silvestre, tradicional corrida paulistana que acontece sempre no último dia do ano, terá, em 2021, uma edição especial. Após o cancelamento do evento em 2020, por conta dos protocolos de segurança contra a disseminação do coronavírus, a competição desse ano marcará o retorno das grandes disputas ao ar livre no Brasil.

A ansiedade pela retomada de provas da magnitude da São Silvestre é intensa entre os amantes do esporte. No entanto, também incentiva a entrada de pessoas que não estão ligadas ao mundo fitness. "Se você gosta de correr, a São Silvestre é uma prova obrigatória de ser realizada, ao menos uma vez na vida. A sensação de cruzar a linha de chegada é libertadora", conta o treinador José Carlos Fernando, da Ztrack Esporte e Saúde.

Porém, de acordo com o especialista, o retorno das atividades físicas após a quarentena e a preparação para grandes competições, exige um cuidado redobrado por parte das pessoas.

"Se o indivíduo que volta aos treinos foi acometido pela Covid, ele deve passar pelo seu médico e realizar uma série de exames para, depois, voltar aos treinos. As pessoas que não tiveram caso de Covid e estão descondicionadas poderão sentir evolução constante no recondicionamento, de forma evolutiva, desde o início dos treinamentos", completa o treinador.

Condicionamento físico

Quem quer participar da São Silvestre e não sabe por onde começar, além de, obviamente, realizar treinos específicos para corrida também deve fazer um trabalho consistente de fortalecimento muscular. Para ambos os casos, é necessário a ajuda e a orientação de um profissional de educação física capacitado.

"[Trabalhar a musculatura do corpo] vai te dar muito mais estabilidade e força para conseguir fazer o percurso. Exercícios muito bons são fortalecimento de core e estabilização do abdômen, já que fortalecem nosso centro de massa corporal e ajudam a ter uma melhor desenvoltura na corrida. E exercícios para os membros inferiores como glúteo, posterior de coxa, panturrilha e quadríceps. Treinar o corpo inteiro é importante, inclusive os membros superiores", recomenda a personal trainer, Gabriela Bahia.

"Só para lembrar que esses treinamentos não excluem os treinos específicos de corrida. Eles são um complemento. De nada adianta você fazer um treino específico se a sua musculatura não estiver forte o suficiente", completa.

Alimentação tem papel fundamental

A outra grande preocupação de quem vai participar da São Silvestre, além de investir em treinos específicos de corrida e fortalecimento muscular, é ter uma alimentação boa o suficiente para aguentar a exigência física da prova. Para isso, a melhor alternativa é consultar um profissional de nutrição, para que ele avalie seu estágio atual e indique o melhor caminho.

Segundo a nutricionista Camilly Gabry Houaiss, "a estratégia nutricional deve ser individualizada voltada para o biotipo de cada pessoa, levando em consideração peso, altura e o nível de atividade física que já é praticada. Porém, de maneira geral, há algumas coisas que todos que pretendem iniciar a preparação para a corrida podem fazer, como cuidar da hidratação e da ingestão energética adequada".

Correr é uma atividade intensa, que demanda muita energia do organismo. Por isso, abastecer o corpo com os nutrientes corretos é imprescindível para quem quer ter um bom desempenho na São Silvestre.

"A baixa ingestão energética está associada a redução do desempenho, fadiga e lesões. Portanto, não tenha medo dos carboidratos, coma em média quatro a seis refeições por dia e varie as cores do prato. Quanto mais colorido, melhor. Não fique focado apenas em carboidratos, lipídios e proteínas. Pense também nos micronutrientes como seus aliados. Por isso, aumente consideravelmente sua ingestão de frutas, verduras e legumes", recomenda a nutricionista.

As inscrições para a São Silvestre 2021 estão abertas.

Sport Life
Publicidade
Publicidade