PUBLICIDADE

Konjac, o alimento sem carboidrato e com baixo teor calórico

De origem asiática, o Konjac tem presença garantida nas refeições de pessoas que desejam perder peso sem abrir mão de comidas saborosas

20 mai 2021 18h11
ver comentários
Publicidade
Konjac, o alimento sem carboidrato e com baixo teor calórico
Konjac, o alimento sem carboidrato e com baixo teor calórico
Foto: Shutterstock / Sport Life

Apelidado de "miojo milagroso", o konjac despertou curiosidade há pouco mais de oito anos quando a chef inglesa Nigella Lawson surgiu bem mais magra e atribuiu os resultados ao alimento. Mas, antes de se popularizar, o tubérculo já era apreciado pelos japoneses que usavam a planta que dá origem à massa na produção de um chá. Por possuir como componente principal a glucomanan, fibra que auxilia na redução dos níveis de colesterol e melhora a sensibilidade à insulina, ele promove saciedade facilitando a perda de peso.

Livre de glúten, sódio e de gorduras, essa opção de alimento vem conquistando, cada vez mais, médicos, nutricionistas e adeptos de uma alimentação saudável. Thamara Gama, fundadora e CEO da Konjac Massa MF, afirma que a massa também é bastante consumida por veganos, atletas e praticantes das dietas low carb e cetogênica. "Além da questão da ajuda no emagrecimento, o konjac possui um papel importante na redução do índice glicêmico. Isso, junto de funções nutricionais não presentes nas tradicionais massas de farinha branca e glúten, fez com que a massa de origem asiática encantasse muitas pessoas", explica a executiva.

Entre os diversos benefícios, o vegetal é considerado o alimento natural mais rico em fibras por possuir 64% do componente em sua composição. Isso permite que ele ajude a regular a digestão lenta e eliminar toxinas. Além disso, por possuir baixo índice glicêmico, ele reduz o aumento da insulina e, portanto, regula o metabolismo e o armazenamento de gordura.

Ampliando a possibilidade de pratos com massa de konjac e com o objetivo de oferecer às pessoas uma alimentação que foge das restrições de dietas, estão os produtos da Konjac Massa MF, marca pioneira na produção de alimentos low-carb. Com sete diferentes tipos de massa em seu catálogo, sendo eles fettuccine, cabelo de anjo, espaguete, penne, noodles, lasanha e arroz, a Konjac Massa MF possui um sabor neutro e textura "al dente". "Eles são feitos com três ingredientes (água purificada, fibra de aveia biológica e a farinha biológica do konjac) e contam apenas com 9 calorias em cada 100 gramas, sendo livres de glúten, sódio, açúcar, lactose e qualquer produto de origem animal", acrescenta Thamara.

Repleto de benefícios, o produto ainda possibilita o consumo de pratos considerados vilões em uma dieta saudável. "É gratificante permitir o consumo de alimentos com baixo teor calórico e rico em sabor, quando acrescentado temperos e molho a gosto. Desta forma, fica cada vez mais claro o porquê o konjac tem se tornado um queridinho nos pratos dos brasileiros", finaliza a CEO.

Sport Life
Publicidade
Publicidade