5 eventos ao vivo

Dieta Low carb: Conheça 10 alimentos com pouco carboidrato

É possível adaptar o cardápio da dieta com itens mais saborosos e conquistar vida saudável

16 set 2019
08h23
atualizado às 10h21
  • separator
  • 0
  • comentários

Colocar em prática o plano de perder peso não é tarefa fácil. E, ao longo do processo, nosso paladar vai se acostumando com os itens e, em alguns casos, enjoando dos alimentos estabelecidos.

Essa situação, aliada a outras questões psicológicas, tem sido associada ao fracasso de uma vida saudável.

A dieta Low carb promete um emagrecimento rápido reduzindo, significativamente, o consumo de carboidrato. Ela é caracterizada pela ingestão de alimentos ricos do ponto de vista nutricional. A prioridade são carnes (boi, porco, peixe, frango), frutas menos doces, oleaginosas, derivados do leite e gorduras boas.

No cardápio, evita-se ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados. Deixar de consumir carboidrato parece impossível diante de tanta oferta de pães, bolachas, açúcares e industrializados em geral.

"Não há nada de ruim diminuir um pouco do consumo do carboidrato, visto que quase 60% da nossa alimentação tem carboidrato. Então, acabar com o carboidrato é praticamente impossível. Por outro lado, tudo em excesso é ruim, não só os carboidratos", ressalta a nutróloga Ana Luísa Vilela.

Para que a rotina de quem adotou a dieta Low carb não fique enjoativa, nós fizemos uma lista de dez alimentos que têm pouca quantidade de carboidrato e que são bem saborosos.

Abacate está entre os 10 alimentos que têm pouco carboidrato, mas não parecem
Abacate está entre os 10 alimentos que têm pouco carboidrato, mas não parecem
Foto: Tashka2000/ iStock / Reprodução

Alimentos que devem ser evitados na dieta Low carb

Alguns alimentos em excesso, em linhas gerais, deveriam ser evitados. Na dieta com pouco carboidrato, eles são proibidos. Confira:

Açúcar: Não é permitido o consumo nas versões refinado, cristal, mascavo, demerara, agave, açúcar de coco, inclusive mel e melado;

Gorduras artificiais: Margarina, óleos vegetais de soja, canola, milho, girassol devem ser eliminados;

Leguminosas e grãos: Trigo e todos os industrializados derivados (pão, massas bolachas, bolos, etc), arroz, aveia, milho, centeio e cevada também não devem ser consumidos;

Tubérculos e raízes: Batata, mandioca, cenoura, mandioquinha e outros não entram na dieta.

Bebidas como refrigerantes ou sucos devem ser evitados, inclusive os considerados diet. A cerveja, de todas as bebidas alcoólicas, é a que tem o maior nível de carboidrato - é como se você se alimentasse com um pão francês. Vinhos e licores também não são recomendados.

Veja mais:

 

 

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade