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Colina, o nutriente que ajuda na concentração e no rendimento

Vitamina do complexo B possui propriedades hepatoprotetoras e neuroprotetoras, a colina tem benefícios para todos, de grávidas a atletas!

1 jul 2021 18h08
| atualizado em 2/7/2021 às 15h50
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Colina, o nutriente que ajuda na concentração e no rendimento
Colina, o nutriente que ajuda na concentração e no rendimento
Foto: Shutterstock / Sport Life

Você já ouviu falar em colina? Esse nutriente é uma nova febre do mercado, pois possui benefícios essenciais para o corpo. Além de melhorar a concentração, é muito utilizada por atletas que buscam a melhora de sua performance.

A vitamina, que está se tornando cada vez mais conhecida pelos seus benefícios, pode ser encontrada nos ovos de galinha, fígado do frango, na semente de linhaça, quinoa em flocos e amêndoas. A nutricionista parceira da One More Lívia Pauliez conta como ela tem papel importante para nossa saúde. "A colina é uma vitamina do complexo B (B8) e apresenta diferentes funções no nosso organismo. Ela ajuda a prevenir doenças hepáticas, pois apresenta papel importante no transporte de gordura para fora do fígado", explica.

A profissional, que é formada pela USP de Ribeirão Preto, destaca também que os benefícios da colina não se restringem aos atletas. "É uma vitamina que têm benefícios para a gestante também, uma vez que desempenha importante função na formação do tubo neural do bebê", ressalta.

O nutriente se tornou conhecido por ser muito utilizado por atletas, ao promover melhoras no rendimento em competidores de práticas esportivas de longa duração, como maratonas e triatlos. "A colina atua na produção e otimização do óxido nítrico, um vasodilatador que aumenta o fluxo de oxigênio e nutrientes nos músculos, melhorando a resposta, performance e recuperação", conta a especialista.

A dose recomendada diária da colina varia de acordo com o sexo e idade, no entanto, em média a ingestão é de 550 mg para homens e 425 mmg para mulheres. Para Lívia, a reposição do nutriente é necessária quando o consumo diário não é atingido por meio da alimentação. "A suplementação por meio de bebidas é uma estratégia que utilizamos com diversos nutrientes, como é o caso das proteínas. No caso da colina também pode

ser interessante", avalia.

Sport Life
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