PUBLICIDADE

5 dicas para aliviar as dores mais comuns no inverno

Nas últimas semanas, você está sofrendo mais com as dores no inverno? Veja alguns truques para espantá-las!

15 jul 2021 18h04
| atualizado às 19h04
ver comentários
Publicidade
5 dicas para aliviar dores mais comuns no inverno
5 dicas para aliviar dores mais comuns no inverno
Foto: Shutterstock / Sport Life

Quem tem dores musculares ou nas articulações tende a sofrer ainda mais nos dias frios. Isso porque a baixa temperatura do ambiente provoca uma contração dos músculos, causando rigidez muscular tornando mais comuns as dores no inverno.

"Isso se dá de maneira involuntária, por meio do nosso Sistema Nervoso Central (SNC), causando uma contração dos vasos sanguíneos, na tentativa de manter o calor do nosso corpo e o equilíbrio térmico do nosso organismo", explica o ortopedista Carlos Gorios, do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), gerenciado pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim.

Além disso, a maioria das juntas do corpo produz o líquido sinovial, que serve para lubrificá-las. No inverno, há um aumento da viscosidade desse líquido, o que também causa rigidez muscular e dores. O problema pode afetar pessoas de todas as idades, mas, no caso dos idosos, a atenção deve ser maior, com acompanhamento de um médico. Algumas estratégias simples também podem reduzir o impacto do frio nas articulações. Confira 5 dicas:

1 - Mantenha o corpo ativo. Exercícios físicos aumentam a temperatura corporal, aliviando as dores, além de fortalecer a musculatura. Pratique atividade física regularmente.

2 - Agasalhos são essenciais. A dica pode parecer óbvia, mas o médico explica que é importante estar bem protegido nesse período, principalmente em extremidades como mãos e pés, auxiliando na melhora da circulação sanguínea.

3 - Faça compressas quentes. Elas ajudam a relaxar a musculatura e ativar a circulação sanguínea. Massagens também podem ajudar no alívio da dor.

4 - Controle o estresse. O cortisol, hormônio que é liberado com o estresse, pode fazer as dores aparecerem pelo corpo todo. Por isso, tenha momentos de lazer no dia a dia e adote outras medidas para relaxar, como respiração, meditação, contato com a natureza, entre outras.

5 - Alongue-se. Principalmente se você trabalha o dia todo sentado, faça alongamentos logo ao acordar e nas pausas do trabalho.

Sport Life
Publicidade
Publicidade