PUBLICIDADE

Aos 38 anos, Erika Januza tentou congelar óvulos, mas não conseguiu

Um dos desejos da atriz e rainha de bateria da Viradouro é ser mãe; idealmente, o congelamento deve ser feito até os 35 anos de idade

28 fev 2024 - 12h26
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A atriz Erika Januza afirmou que tentou congelar seus óvulos, mas "não deu certo". Em entrevista ao jornal Extra, a modelo também disse que sonha em ser mãe e que pensa na possibilidade de adoção. 

"Eu sou filha única e sempre quis ter um filho. Vejo como uma continuidade nossa no mundo. Penso também na adoção. Já tentei congelar óvulos, mas não deu certo", contou Erika.

Januza, que foi rainha de bateria da Viradouro, campeã do Carnaval do Rio, de 2024, contou que tem diversos planos para sua carreira que vão além dos compromissos carnavalescos, por exemplo, seguir trabalhando em gravações para streaming e TV.  

Outro plano da modelo é se casar com o noivo José Júnior, fundador do Grupo Cultural AfroReggae. E segundo a atriz, assim como foi com o noivado, a ideia é fazer uma festona de casamento, o que também exigirá planejamento e tempo.   

Congelamento de óvulos: entenda o melhor momento para realizar o procedimento

Erica Januza diz não ter conseguido congelar óvulos, apesar de ter tentado
Erica Januza diz não ter conseguido congelar óvulos, apesar de ter tentado
Foto: @erikajanuza

O congelamento de óvulos pode ser uma boa opção para mulheres que buscam se estabilizar ou atingir certos objetivos profissionais e pessoais, antes de serem mães. Ter óvulos saudáveis congelados pode ser uma segurança para mulheres que querem ser mães no futuro.  

Quanto maior for a idade, menor é a chance de o procedimento funcionar, pois os óvulos podem vir em menor quantidade e qualidade. E mesmo assim, há situações em que mesmo na idade ideal, o procedimento não funcione. Atualmente, Erika está com 38 anos.

"Quanto mais cedo a mulher puder fazer, melhor. Porque eu tenho essa carinha de 15 anos, mas o meu corpo tem a idade cronológica. Só que eu sei que é algo caro, nem todas as mulheres têm acesso. Espero ainda ter tempo, porque tenho muita vontade. Que seja quando Deus quiser", avaliou a atriz.

Especialistas sugerem que o ideal é que o congelamento seja feito até os 35 anos de idade, mas na prática o sucesso do processo também depende de mulher para mulher. A partir da realização de exames, é possível saber como está a reserva ovariana da paciente. Recentemente, a cantora e ex-BBB Juliette e a atriz Carla Diaz, que também estão na faixa dos 30 anos, realizaram congelamento de óvulos.

Como funciona o procedimento?

Após terem sido captados, os óvulos são mantidos em nitrogênio líquido, em um processo de vitrificação. As temperaturas podem chegar a cerca de -197°C. Apesar de existir uma idade ideal para congelamento, os óvulos em si podem ficar congelados durante longos períodos. Mesmo assim, é importante sempre lembrar que quanto mais avançada for a idade da mãe, maiores são os ricos da gestação.

O que comer e o que evitar em cada fase do ciclo menstrual? O que comer e o que evitar em cada fase do ciclo menstrual?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade