Reação individual
A reação do corpo ao ciclo menstrual varia de mulher para mulher. Mas fato é que cada fase tem características hormonais específicas e muitas vezes impactos semelhantes.
Foto: Yurii Sliusar
Você é o que você come
Com certos hormônios mudando drasticamente e receptores espalhados por todo o corpo, é natural que haja diferentes reações. E um fator que pode determinar o rumo do equilíbrio do corpo feminino durante todo o ciclo menstrual é a alimentação.
Foto: Charday Penn
”Cycle-sync” e a comida
Há mulheres que pautam seus hábitos e necessidades do dia a dia pelas datas do ciclo. O conceito se chama “cycle-sync”, que na tradução livre é sincronização do ciclo. Escolher o que comer faz parte do método e pode ter um papel preponderante no bem-estar das mulheres durante as diferentes fases do ciclo menstrual.
Foto: Demkat
Primeira fase
O nutricionista especialista em bioquímica celular Felipe França explica que a primeira fase do ciclo, conhecida como o estágio Folicular, é quando o hormônio estradiol está em maior evidência. “Com isso a liberação de serotonina é melhorada pelas vesículas neurais, trazendo bem-estar”, diz. Além disso há um processo de vasodilatação, diminuição do inchaço e melhora da qualidade da pele.
Foto: pepifoto
Bem-estar
Durante a primeira fase do ciclo, o especialista recomenda o consumo de alimentos ricos em fitoestrógeno, que melhoram a captação do estrogênio pelas células. “Quanto mais a célula capta, maior é a ação do estradiol pelo corpo, potencializando os efeitos benéficos”.
Foto: PeopleImages
O que comer
De acordo com o nutricionista, o cardápio neste período deve aumentar o consumo de alimentos com soja em diversas versões como edamame, leite de soja e proteína texturizada. “Outros alimentos como brócolis, couve de bruxelas e repolho também devem ser aumentados nesse período. Sementes como linhaça, chia e gergelim são interessantes para potencializar essa ação”, diz.
Foto: wragg
Mais opções
Outras opções para compensar a perda de sangue podem ser alimentos com ferro, como carne vermelha, sardinhas e sementes de abóbora. A última tem magnésio e também podem ajudar a reduzir cólicas.
Foto: Lisovskaya
Segunda fase
Na segunda fase do ciclo menstrual, também conhecido como fase ovulatória, boa para quem quer engravidar, os hormônios mudam de maneira intensa, mas pode ser o melhor período em termos de como a mulher está se sentimento. “Nessa fase é muito importante trazermos alimentos mais antiinflamatórios. É interessante entrar com a cebola, alecrim, tomilho. Também é interessante acrescentar frutas cítricas e grãos integrais”, explica o médico.
Foto: Nazar Rybak
Estrogênio em alta
Como os níveis de estrogênio estão altos, na fase ovulatória é benéfico focar em comidas que ajudem a metabolizar o hormônio. Alguns alimentos que podem ajudar a tirar o estrogênio do corpo são vegetais como brócolis, repolho e couve-flor.
Foto: Lilechka75
Terceira fase
A terceira fase do ciclo é conhecida como Fase Lútea, após a liberação do óvulo. Neste estágio é quando surgem os sinais da TPM, em que os hormônios do estresse e o humor podem oscilar muito. Além disso, o hormônio da progesterona começa a aumentar, o que causa mais fome, uma vez que a taxa metabólica de repouso é maior.
Foto: m-gucci
Diosgenia
O especialista sugere que mulheres busquem alimentos que contenham uma substância chamada de diosgenina, similar aos estrógenos humanos. O elemento pode ser encontrado em alimentos como a soja, inhame, castanhas e grão de bico.
Foto: wsfurlan
Anote as dicas
Além disso, uma boa pedida são alimentos que suportam a produção de progesterona, como aqueles que contenham zinco e magnésio. É o caso de carne vermelha, feijão e ostras, salmão e frango. Bom apetite!
Foto: Jeff Couch
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: JLco - Julia Amaral