Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anvisa proíbe venda de 'café de açaí' com propriedades terapêuticas e mais uma marca de azeite

O café de açaí é vendido como suplemento alimentar com propriedades terapêuticas, que, segundo a Anvisa, não possuem comprovação

6 fev 2026 - 09h05
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Anvisa proibiu a venda do "café de açaí" Du Brasil e do azeite Campos de Ourique por irregularidades e origem desconhecida, além de suspender o pó de decoração Mago por conteúdo inadequado.
Suplemento feito com café de açaí e marca de azeite de oliva são proibidos pela Anvisa
Suplemento feito com café de açaí e marca de azeite de oliva são proibidos pela Anvisa
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em resoluções divulgadas nesta sexta-feira, 6, no Diário Oficial da União, a venda de uma marca de suplemento de "café de açaí" e de mais uma marca de azeite de oliva. Ambas possuem origem desconhecida e apresentaram irregularidades em seus rótulos.

O café de açaí - Du Brasil é vendido como um suplemento alimentar com propriedades terapêuticas, que, segundo a Anvisa, não possuem comprovação. O Terra encontrou, em redes sociais, anúncios de que o suplemento em questão atuava contra a diabetes, sendo "capaz de baixar a glicemia em apenas 50 minutos após a ingestão". Além disso, o produto também era anunciado como eficaz contra a fibromialgia.

A marca não possui CNPJ, por isso, o Terra não conseguiu buscar um posicionamento.

O azeite de oliva proibido é da marca Campos de Ourique, cuja origem também é desconhecida. Além desta irregularidade, o produto apresentou resultado insatisfatório no laudo de análise emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), estando em desacordo com os padrões estabelecidos pelas legislações vigentes nos ensaios de rotulagem.

Ainda nas resoluções publicadas nesta sexta, a Anvisa suspendeu a comercialização do pó para decoração da marca Mago, usado em receitas de confeitaria, por causa da presença de materiais plásticos, resinas e pigmentos de composição desconhecida. O Terra entrou em contato com a empresa, e aguarda retorno.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade