PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

7 tratamentos corporais masculinos que redefinem o 'shape'

Para hipertrofiar os músculos, eliminar gordura localizada e flacidez, cada vez mais os homens buscam tratamentos médicos

6 out 2023 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Engana-se quem pensa que o público masculino é alheio aos procedimentos estéticos. Com a chegada de diversas tecnologias, cada vez mais homens buscam remodelar o ‘shape’ e dar aquela ajudinha profissional para conseguir resultados estéticos que a dieta e a musculação até conseguem entregar, mas com a exigência de um comportamento muito metódico. 

“O remodelamento corporal minimamente invasivo pode ser realizado através de tecnologias: hoje, temos opções para gordura localizada (como a criolipólise), para melhora do tônus muscular (como o campo eletromagnético) e para flacidez de pele associada ou não a gordura (como o Morpheus, Bodytite e Onda Coolwaves)”, explica o dermatologista Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

“Os homens são bem claros quanto aos seus desejos: embora no rosto eles queiram resultados sutis e que representem naturalidade, realçando a beleza, nas cirurgias corporais eles prezam pelo remodelamento corporal, com a lipoaspiração de alta definição por exemplo”, completa o cirurgião plástico Tácito Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Abaixo, veja como agem os principais tratamentos.

Hifem+

Remodelação corporal, com redução de gordura e construção de músculos, é um foco prioritário do público masculino. E para fazer isso simultaneamente, Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS, indica a tecnologia Hifem+ do EmSculpt Neo, aparelho de body shaping não invasivo. O procedimento atua com benefícios de queima de gordura e hipertrofia do músculo através do tratamento. 

“A tecnologia Emsculpt Neo emite simultaneamente ao estímulo muscular da tecnologia HIFEM (campo eletromagnético focalizado de alta intensidade) a radiofrequência sincronizada, responsável por atuar na diminuição das células de gordura. O resultado dessa união de duas energias reflete na maior queima de gordura e maior crescimento muscular do que qualquer outro procedimento, tudo isso de maneira mais rápida e menos custosa. A tecnologia Hifem+ contrai as fibras musculares em intensidades que não são alcançáveis durante os exercícios físicos voluntários”, explica Cláudia Merlo. 

Estudos clínicos mostram, em média, uma redução de 30% de gordura subcutânea. “Procure sempre um médico para a melhor indicação”, finaliza.

Radiofrequência microagulhada multidimensional

Segundo o dermatologista Renato Soriani, expert em tecnologias dermatológicas e criador da técnica MD Morpheus, usada no mundo todo, o procedimento pode ser feito com o objetivo de reduzir gordura e aumentar a firmeza da pele. 

“Morpheus é uma radiofrequência microagulhada de alta performance. Ela atua através do remodelamento do colágeno e da gordura, em todas as regiões do corpo. A sua aplicação multidimensional (MD Morpheus) é capaz de otimizar ainda mais os seus resultados; são recomendadas 3 a 5 sessões com intervalos médios de 45 a 60 dias; os resultados podem ser mantidos por 12 a 24 meses”, explica o médico. 

No procedimento, as microagulhas ‘furam’ o tecido superficial da pele e liberam radiofrequência nas camadas mais profundas, ajudando a reduzir gordura e estimular colágeno, dependendo da profundidade das microagulhas.

Radiofrequência

Segundo Renato, o Bodytite também utiliza a radiofrequência como tecnologia básica; no entanto, a sua aplicação é realizada através de pequenos orifícios realizados na pele sob anestesia local. 

“Ele promove a melhora tanto da flacidez quanto a redução da gordura localizada. Geralmente indicamos sessões a cada 6 a 12 meses. Uma a duas sessões podem oferecer resultados satisfatórios e duradouros, entre 2 a 5 anos”, afirma.

Criolipólise

A tecnologia baseada na ação do frio não é nova, mas é consolidada entre os médicos. Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, o congelamento das células gordurosas, promove redução de medidas e melhora do contorno corporal. 

Os resultados, que costumam ser uma redução de até 25% da camada de gordura da região tratada, são alcançados em até dois meses. O CoolSculpting tem aplicadores desenhados para o corpo todo, como no caso do Cool Smooth. 

“Esse aplicador da criolipólise é desenhado para a região dos culotes, e se encaixa anatomicamente na área para reduzir a gordura localizada. A ponteira utiliza o sistema da criolipólise, com resfriamento de gordura com consequente morte celular, para que depois ela seja eliminada do corpo via sistema linfático. O tratamento resfria uniformemente, mesmo nessa região cheia de curvas. Além do design específico, o tratamento é diferenciado das outras áreas do corpo: ele funciona por contato, e não por sucção, sendo mais confortável. A duração de cada aplicação é de 45 minutos para cada lado”, afirma a médica.

Ultrassom ultrafocado

Para enfrentar a flacidez de pele, a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que o ultrassom micro e macrofocado do Ultraformer III geram ondas de calor que aquecem as camadas mais profundas da pele, assim criando pontos de coagulação que estimulam a neocolagênese. 

“O resultado é uma super produção dessas fibras, o que devolve sustentação, elasticidade e firmeza ao tecido, reduzindo a flacidez da pele”, explica a médica.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento em que a gordura é aspirada através de uma cânula. Segundo Beatriz, o que pode mudar neste tipo de procedimento tem relação com a quantidade de gordura a ser retirada, variando o tempo cirúrgico, a anestesia e o porte da cirurgia. 

“Por exemplo, uma lipoaspiração pode ser feita com anestesia local e durar cerca de uma hora, mas a quantidade de anestésico total tem de ser respeitada, pois há um limite que quando ultrapassado pode causar até parada cardíaca. Já procedimentos que englobem um número maior de áreas, como uma lipoaspiração que inclua abdômen, costas e braços, podem demorar cerca de quatro horas e necessitam de anestesia geral ou peridural”, afirma a médica. 

Recentemente, a técnica avançou e passou a evidenciar os gominhos (músculos) do abdômen com a Lipo HD. Segundo Tácito Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em técnicas corporais avançadas pela Instituição Body Countouring Academy & Faculdade de Medicina de Santos, já há outra evolução, que transforma gordura em músculo (Lipo uGraft). 

“É uma técnica de lipoaspiração que aproveita a gordura retirada para injetá-la no interior do tecido muscular, promovendo uma hipertrofia (aumento) do músculo. 

“Com isso, redesenhamos o abdômen para um porte mais atlético. A técnica é mais completa, pois além de aspirar a gordura que visualmente impede a definição do tanquinho, ainda promove a hipertrofia do músculo por meio do enxerto de gordura que é rico em células-tronco”, completa Tácito. “A técnica UGraft complementa e aperfeiçoa a técnica de alta definição; até mesmo os pacientes que não têm uma musculatura muito desenvolvida, agora, conseguem um resultado estético mais natural.”

Substâncias injetáveis redutoras de gordura 

Esse também é um tratamento de grande eficácia para os “pneuzinhos”, segundo Cláudia Merlo, e consiste na aplicação subcutânea (na camada de gordura) de medicamentos que causam degradação na molécula de gordura. 

“Elas também causam um processo inflamatório. No momento da aplicação, o paciente não sente dor, não é necessário usar anestesia nem mesmo pomadas. Mas com a inflamação gerada, a dor vem no primeiro dia, juntamente com sintomas de calor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação”, ressalta Cláudia. 

“As regiões em que os pacientes relatam maior nível de dor é nos braços e nas costas. Mas depois de um dia fica com uma dor só ao apalpar o local tratado. Esses ativos agem somente no local aplicado, aumentando o metabolismo local e reduzindo significativamente a gordura naquela região”, finaliza a médica.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade