PUBLICIDADE

7 benefícios do ômega-3 para a saúde dos idosos

O ômega-3 é capaz de promover mais saúde e bem-estar para os idosos, uma vez que, nessa fase, o corpo passa por mudanças como diminuição da massa muscular

20 jun 2024 - 12h27
Compartilhar
Exibir comentários

O ômega-3 é um ácido graxo essencial capaz de promover mais saúde e bem-estar para pessoas de todas as faixas etárias. Para idosos, no entanto, ele tem um papel ainda mais importante, uma vez que nessa fase da vida o corpo passa por algumas mudanças específicas, como a diminuição da massa muscular e a perda metabólica.

Confira como o ômega-3 pode contribuir para a saúde das pessoas na terceira idade
Confira como o ômega-3 pode contribuir para a saúde das pessoas na terceira idade
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

De acordo com a nutricionista Aline David Silva, o ômega-3 é encontrado em sementes de linhaça, nozes e, é claro, em peixes, como atum e sardinha. "Sua ingestão adequada desempenha um papel importante no organismo e traz diversos benefícios para o corpo", ela afirma.

"Além de contribuírem para a saúde dos ossos por serem fontes de cálcio, os peixes também contêm ômega-3, que auxilia na prevenção de diversas doenças, principalmente aquelas que afetam os idosos", completa.

Benefícios do ômega-3 na terceira idade

  • Saúde cardiovascular;
  • Função cognitiva;
  • Saúde ocular;
  • Saúde óssea;
  • Prevenção à inflamação;
  • Saúde das articulações;
  • Bem-estar mental.

Importância do ômega-3 na saúde dos idosos

Aline destaca a importância de uma alimentação adequada rica em ômega-3 ao longo do processo de envelhecimento "Os peixes enlatados são ótimas opções para os adultos acima de 60 anos, pois oferecem diversos benefícios para a saúde cerebral, cardiovascular e óssea. Além disso, o atum e a sardinha podem ser ingeridos em todas as refeições, para variar a alimentação de forma saborosa e sem perder a riqueza nutricional".

Apesar de todos os benefícios, a indicação é variar com outras fontes de proteína e consumir de três a quatro vezes por semana os alimentos ricos em ômega-3 para manter uma alimentação equilibrada.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade