PUBLICIDADE

5 dicas de como organizar os medicamentos para não esquecer o horário

Personal organizer fala sobre técnica de separar as categorias: xaropes, pomadas e comprimidos

5 ago 2021 17h14
ver comentários
Publicidade
5 dicas de como organizar os medicamentos para não esquecer o horário
5 dicas de como organizar os medicamentos para não esquecer o horário
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

No Dia Nacional da Saúde (5/8), vale a pena falar sobre organizar os medicamentos que fazem parte da sua rotina, pois o esquecimento pode levar a prejuízos nas áreas que estão sendo tratadas para beneficiar o seu bem-estar.

Com a ideia de te ajudar, o SD conversou com a Roberta Andrade, personal organizer, que dá dicas para salvar o horário daquele remédio que você oscila os horários de tomar. Segundo ela, "é importante ter uma caixa, um cesto, um gaveteiro, uma maleta específica ou até uma bandeja".

Confira as dicas:

1) Separe as categorias: xaropes, pomadas e comprimidos.

2) Divida um cesto menor com itens do dia a dia, (comprimidos para dor, band aids e antialérgicos), uma maleta maior com os demais, como xaropes, pastilhas e estoques.

3) Crie disciplina, ou seja, escolha um horário específico para tomar seus remédios. No entanto, até que esse hábito se estabeleça, é essencial colocar um alarme e se possível escolher um horário próximo a refeição. "Essa técnica ajuda a não esquecer mais".

4) Separe um cesto pequeno no armário de uma das áreas de convivência. Tanto a cozinha, quanto a sala podem ser pontos de apoio mais rápidos que um quarto. "Mas, lembre-se, nesse cesto pequeno escolha itens que você faz uso contínuo ou primeiros socorros, nada de deixar absolutamente todos os remédios juntos".

5 ) É importante ficar atento a data de validade dos medicamentos, com o objetivo de fazer uso antes do período, e quando perceber que está prestes a acabar, crie o hábito de fazer a reposição antes do fim e olhe as validades. "Uma pessoa que faz uso contínuo de medicamentos para alergia, por exemplo, é interessante deixar cartelas em locais diferentes, como cesto da cozinha e na bolsa".

Vale ressaltar que medicamentos vencidos não podem ser descartados em lixo comum, pias e vasos sanitários. UBSs e algumas drogarias fazem o recebimento destes itens para que sejam descartados adequadamente.

Consultoria: Roberta Andrade, personal organizer.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade