Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

10 dicas: Saiba o que fazer para o soluço ir embora

Você sabia que alguns truques caseiros para evitar soluço realmente funcionam? Descubra quais são eles.

12 nov 2015 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

Ele incomoda e pode aparecer nos momentos mais estranhos. O soluço é provocado por espasmos do diafragma e acontece em qualquer idade. Só que as crises, em alguns casos, podem ser sintoma de doenças.

Existem muitas receitas caseiras para controlar um ataque desses, que são ensinadas de geração em geração. Será que elas realmente funcionam? Confira a seguir.

Tomar água e levar um susto são medidas para resolver o problema.
Tomar água e levar um susto são medidas para resolver o problema.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Soluço é mais comum em bebês

O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, músculo relacionado à respiração e localizado próximo ao abdômen. A reação é acompanhada simultaneamente pelo fechamento da glote, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som característico.

As causas são normalmente benignas e podem estar relacionadas a mudanças de temperatura, mas também a vícios prejudiciais, como alcoolismo e . Em casos de crises longas e persistentes, fique de olho: os espasmos podem indicar doenças. As principais são problemas relacionados ao sistema nervoso central, ao metabolismo e ao estresse.

Segundo Cristina Targa, vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), os bebês estão sujeitos a crises mais frequentes de soluço, já que o ainda imaturo não controla adequadamente o diafragma. “No bebê é manifestação comum, que surge nas primeiras semanas de vida”, comenta.

Por ser um sintoma comum em várias fases da vida, o soluço é pouco identificado como traço de doença. Nos casos mais graves, porém, ele pode indicar . “Mas não é o que mais comumente ocorre”, tranquiliza a médica.

Sem tratamento específico, o espasmo costuma desaparecer sozinho. “No caso de crianças maiores e adultos, existem várias manobras caseiras que podem auxiliar a passar”, lembra Cristina. Brincadeiras como o famoso susto são boas ideias para diminuir os efeitos dos espasmos. “Como é um estímulo que começa, qualquer estímulo pode terminar com ele também”, explica.

10 dicas para acabar com o soluço

Algumas manobras caseiras podem diminuir os ataques e garantir mais qualidade de vida. É isso mesmo! Aqueles truques ensinados de mãe para filho funcionam e devem ser levados a sério. Veja quais são os melhores para evitar crises de soluço:

1. Segure a respiração por dez segundos e relaxe

2. Mastigue e engula uma porção de miolo de pão

3. Respire com a ajuda de um saco de papel

4. Sente-se e erga os joelhos até o peito. Em seguida, incline-se sobre eles

5. Beba um copo de água tranquilamente

6. Tape os ouvidos por alguns segundos

7. Leve um susto

8. Faça uma careta e mostre a língua

9. Receba cócegas e ria bastante

10. Mexa no céu da boca com ajuda de um cotonete.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade