PUBLICIDADE

1º transplante de face e olho inteiro é bem-sucedido em norte-americano

13 nov 2023 - 19h01
(atualizado em 16/11/2023 às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A medicina vem colecionando cada vez mais vitórias nos últimos anos, e a mais recente foi a realização do primeiro transplante de olho inteiro e de face parcial do mundo. O anúncio foi feito na última quinta-feira (9), e representa uma grande inovação para o setor de saúde.

Apesar de a revelação ter acontecido na última semana, o transplante aconteceu há mais tempo: em maio de 2023. O paciente foi Aaron James, veterano militar que trabalhava como gerente de segurança da instalação de fios de alta-tensão e sobreviveu a um acidente em 2021.

Nova chance

James viu sua vida mudar quando, há dois anos, um fio elétrico tocou seu rosto durante uma rotina de trabalho. Nesse processo, ele acabou perdendo o olho esquerdo, o braço esquerdo, o nariz, o lábio, dentes da frente, partes do queixo, um pedaço da bochecha esquerda e também os ossos da face.

O processo de reconstrução do rosto de James começou dois meses após o acidente, quando uma equipe médica começou a fazer o planejamento. A primeira etapa foi a remoção do olho esquerdo por conta da dor intensa que ele sentia, mas cortando o nervo óptico o mais próximo possível da córnea para trabalhar na hipótese de um transplante.

Um ponto importante é que, até então, uma transplante de olho nunca havia acontecido. Dessa forma, o mundo da medicina viu esse cenário mudando em 27 de maio, quando Aaron foi submetido a um transplante não apenas de olho, mas também da face.

Procedimento foi realizado por uma equipe com mais de 140 profissionais. (Fonte: Metrópoles/Reprodução)
Procedimento foi realizado por uma equipe com mais de 140 profissionais. (Fonte: Metrópoles/Reprodução)
Foto:   / Mega Curioso

Trabalho árduo

O procedimento durou cerca de 21 horas e envolveu uma equipe com mais de 140 profissionais liderados pelo cirurgião Eduardo Rodriguez, diretor do programa de transplante de face da NYU Langone Health.

"O simples fato de termos alcançado o primeiro transplante bem-sucedido de olho inteiro é um marco, ainda mais pensando que muitos consideravam que não era possível fazê-lo. Demos um grande passo em frente e preparamos o caminho para o próximo capítulo: restaurar a visão", afirmou Rodriguez.

"Estou muito grato pelo doador e sua família, que me deram uma segunda chance na vida. Também serei eternamente grato ao doutor Eduardo Rodriguez e sua equipe. Nossa esperança é que minha história possa servir de inspiração para aqueles que enfrentam graves problemas de lesões faciais e oculares", comemorou James durante uma coletiva de imprensa internacional.

Vale mencionar, inclusive, que James ficou aproximadamente três meses na fila de espera até encontrar um doador compatível tanto para a pele quanto para o olho. Além disso, é importante dizer que seu olho esquerdo ainda é puramente cosmético, já que os doutores continuam realizando alguns procedimentos para fazer a retina reagir à luz.

Mega Curioso
Compartilhar
Publicidade
Publicidade