Quem foi São João, o precursor de Jesus Cristo
De acordo com textos bíblicos, o nascimento do santo foi planejado por Deus, que concedeu infertilidade à prima de Maria
O dia 24 de junho é conhecido por celebrar o nascimento de São João Batista. Para a Igreja Católica, o santo, primo de Jesus, foi o precursor da divindade. Ele preparou a comunidade religiosa para a sua chegada e o batizou, abrindo caminho para que Cristo cumprisse seu papel na Terra.
A história do santo
De acordo com os textos bíblicos, o nascimento de João Batista foi planejado por Deus. Isso porque o Senhor abençoou seus pais Zacarias e Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus, com a fertilidade. Assim, o menino veio ao mundo seis meses antes daquele que iria guiar e viveu sob a missão de espalhar a fé.
Relatos apontam que ele morou à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, onde passava seu tempo orando e em penitência. Mais tarde, neste mesmo lugar, após se tornar o último profeta a anunciar a vinda de Cristo, João batizou o filho de Deus. O ritual permitiu que a divindade fosse aceita e começasse a evangelizar a população.
"Eu vos batizo na água, em vista da conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo", narra Mateus 3,11.
Junto com os seguidores de Jesus, o santo, então, continuou pregando por anos, até que foi preso e morto a pedido do governante Herodes Antipas. "De um modo geral, João Batista é mártir. Faleceu em defesa da fé. E já os discípulos o tratavam com reverência. No martirológio romano encontramos duas celebrações a ele, no nascimento e no martírio", apontou o hagiólogo José Luís Lira, à 'BBC'.
Oração para São João
"Meu querido e adorado São João Batista, preciso de toda proteção e forças para lutar contra os inimigos que querem me causar mal e fazer o mesmo à minha família. Peço com devoção a Deus Pai, Jesus e Maria, pois sei que, em sua infinita bondade, você não fará com que ninguém me magoe ou machuque, mesmo estando sendo perseguido.
Seu poder e seus milagres são tão poderosos, que nada nem ninguém poderá derrubá-lo; por isso, coloca meu nome em seu caminho de orações. Os meus inimigos são mais fortes do que parecem, o que não me permite disposição e ter armas para enfrentá-los sozinha, Senhor!
Mártir do mundo e mestre da verdade, por minhas virtudes, merecimentos e dedicação ao bem, peço a luz da Santíssima Mãe e de Jesus Cristo, para fechar o corpo por sua bondade, sua amizade e seu afeto.
Confiarei em você meu destino como a força das águas do rio Jordão e assim não terei a ânsia da dúvida da resolução dos meus problemas nem terei medo de nada. Uma palavra de valimento sua é mais do que suficiente para eu sentir um enorme alívio e tirar de mim todo o medo e a apreensão das palavras e das ações daqueles que pensam que podem me prejudicar. Amém."