Tem problema cachorro lamber um bebê? Entenda os cuidados necessários ao colocar um pet em contato com crianças pequenas
Cachorro e bebê podem conviver com segurança? Entenda os benefícios, riscos e os principais cuidados que os tutores devem ter.
A chegada de um bebê à família é sempre motivo de alegria, e é natural que os pais fiquem ansiosos para apresentar o novo integrante ao pet da casa - principalmente quando se trata de um cachorro. Isso porque os cães fazem parte da rotina familiar, são companheiros fiéis e costumam ser bastante carinhosos e entusiasmados com crianças pequenas (especialmente algumas raças que são mais indicadas para essa fase da vida).
Nessas horas, muita gente se derrete ao ver o cachorro cheirando ou lambendo o bebê, mas o que parece uma simples demonstração de afeto pode gerar dúvidas e até preocupações. Afinal, será que tem problema deixar um pet em contato tão próximo com crianças pequenas? A resposta é: depende dos cuidados que os tutores têm.
É verdade que conviver com cães pode trazer diversos benefícios para os bebês e crianças. Mas também existem riscos, já que a saliva dos cães pode ser perigosa para a saúde dos pequenos. Por isso, é fundamental entender quais são os cuidados necessários com o pet antes de qualquer contato, além de supervisionar sempre a interação entre bebê e cachorro.
Benefícios do contato de cães com bebês
Colocar bebês e crianças pequenas em contato com cães pode trazer várias vantagens para o desenvolvimento dos pequenos. De acordo com especialistas, a convivência com um cachorro ajuda a reduzir estresse e ansiedade em crianças, levando ao fortalecimento emocional. Além disso, a criança aprende a respeitar os animais desde cedo, criando um maior senso de empatia e responsabilidade.
Só que os benefícios do contato entre cães e bebês não param…