Seu gato "fala" mais de noite? Entenda o que está por trás do miado noturno e como lidar
Seu gato não deixa você dormir? Veja por que os gatos miam muito à noite e confira dicas práticas para reduzir os miados de madrugada.
Quem tem gato em casa provavelmente já deve ter passado pela situação de ser acordado no meio da madrugada com algum miado repentino e estridente. Embora muitos bichanos acompanhem o sono de seus tutores ao longo da noite, outros podem ser bastante ativos nesse período - e aí, pode ser um grande desafio conseguir dormir com tranquilidade.
Caso você não saiba, os gatos têm hábitos noturnos por natureza e, enquanto nós associamos a noite ao descanso, para eles esse período pode ser sinônimo de exploração, brincadeira e muita agitação. Nesse contexto, o miado noturno é um comportamento extremamente comum e, na maioria das vezes, está ligado ao instinto da espécie. Mas também pode ter outras várias explicações.
Por isso, entender por que seu gato sempre te acorda miando de madrugada é o primeiro passo para lidar melhor com a situação. Afinal, ninguém quer perder o sono todas as noites, nem deixar de atender as necessidades do felino. Então, descubra a seguir quais são as principais razões por trás do miado noturno e como adotar estratégias simples para ajudar seu gatinho a ficar mais calmo nesses horários.
Por que o gato fica miando de madrugada?
Se você tem um gato miando muito durante a noite, saiba que isso não acontece por acaso. Na verdade, o miado noturno é a forma que o felino encontra de se comunicar com você ou de expressar alguma necessidade.
Geralmente, esse tipo de comportamento está associado ao instinto natural dos bichanos. Isso porque os gatos são animais crepusculares, ou seja, ficam mais ativos no início da manhã e à noite. É nesse período que eles tendem…