Quando se preocupar com as fezes do gato? 9 sinais para ficar de olho
Mudanças na cor, cheiro e consistência do cocô do gato nem sempre são sinal de problema, mas merecem atenção. Veja quando se preocupar e o que fazer.
Observar a caixa de areia do gato pode não ser a tarefa mais agradável do mundo, mas é uma das formas mais eficientes de monitorar a saúde dele. Isso porque tanto o xixi quanto o cocô de gato funcionam como um "termômetro" do organismo felino, revelando pistas sobre sua digestão, hidratação, alimentação e também a existência de alguma doença.
Em geral, mudanças na consistência ou na cor das fezes do gato podem indicar desde alterações simples na dieta a problemas que exigem atenção veterinária imediata, como verminoses, infecções ou distúrbios intestinais crônicos. Mas e quando há a presença de muco e sangue nas fezes do gato? Será que é preciso correr para o veterinário?
Para te ajudar a entender quando se preocupar com o cocô do gato, o Patas da Casa listou os principais sinais nas fezes felinas que merecem atenção, indicando o que pode estar por trás de cada um deles. De quebra, você também vai saber de uma vez por todas como são as fezes de um gato saudável. Então, continue a leitura!
Cocô de gato: quais sinais exigem atenção?
Antes de mais nada, é importante ter em mente que nem toda mudança no cocô do seu gato é motivo para pânico — alterações pontuais podem acontecer por conta de uma troca de ração, ingestão de algo diferente ou até após um dia mais estressante. Normalmente, as fezes de um gato…