O que significa quando o gato esfrega o rosto em você ou nos móveis?
O hábito de esfregar o rosto em móveis e quinas da casa é uma forma importante de comunicação felina. Entenda o que significa e por que ela é importante.
Gatos são animais cheios de manias peculiares. Enquanto algumas chegam a ser engraçadas e divertidas, outras são extremamente fofas (como quando o gato amassa pãozinho no colo do tutor). Mas sabia que todas essas ações revelam detalhes interessantes sobre o comportamento felino? Pois é, nada do que seu gatinho faz é por acaso e há boas explicações por trás de cada gesto que ele tem.
Se você convive com um bichano, provavelmente, já reparou que ele tem o hábito frequente de esfregar o rosto em móveis, portas, quinas e outros cantos da casa. Muitos também fazem isso com o tutor e até com outros pets. Apesar de parecer só um carinho ou manha, essa prática, na verdade, é uma forma muito importante de comunicação felina. A seguir, o Patas da Casa te explica mais a fundo o que realmente significa essa atitude!
O poder das glândulas faciais dos gatos: esfregar o rosto ajuda a marcar território!
Os gatos possuem glândulas especiais localizadas na região do rosto, principalmente nas bochechas e ao redor da boca, que liberam feromônios. Os feromônios felinos são substâncias químicas, imperceptíveis para os humanos, que servem para transmitir mensagens a outros gatos (e até para eles mesmos).
Por meio dessas substâncias, os felinos conseguem dizer "esse lugar é meu" ou "aqui eu me sinto seguro". Ou seja, quando seu gatinho…