Idade do cachorro: estes são os principais cuidados em cada fase da vida, segundo especialistas
Cada idade do cachorro demanda cuidados especiais que garantem uma vida saudável e longa. Veja o que fazer quando o cachorro é filhote, adulto ou idoso.
Assim como nós, os cães também passam por diferentes fases ao longo da vida e cada uma delas exige atenção especial. Saber a idade do cachorro e o que ela representa ajuda a oferecer os cuidados certos para garantir bem-estar, saúde e longevidade para o seu pet. Afinal, um filhote tem necessidades bem diferentes de um cão adulto ou idoso. Para te ajudar nessa missão, vamos te mostrar a seguir o que muda com o passar do tempo e quais são as ações essenciais que os tutores devem ter em cada etapa do ciclo de vida canina, com base na opinião de especialistas.
Como calcular a idade do cachorro?
Antes de mais nada, vale lembrar que a idade do cachorro não corresponde exatamente à nossa e muita gente ainda acredita que cada ano de vida do cão equivale a sete anos humanos. Entretanto, essa é uma referência antiga e imprecisa, que já caiu em desuso. Hoje, especialistas em veterinária sabem que diversos fatores devem ser levados em consideração na hora de calcular a idade de um cachorro, principalmente o porte físico e o metabolismo do animal.
Para se ter uma ideia, cães de pequeno porte (até 10 kg) amadurecem mais rápido no início da vida, mas envelhecem de forma mais lenta, e podem viver até 16 anos ou mais. Já os cães de médio porte (entre 11 e 25 kg) têm um ritmo de envelhecimento intermediário e mais próximo ao de cães pequenos. Por sua vez, os cães de grande porte (acima de 25 kg) envelhecem mais rapidamente e, muitas vezes, têm expectativa de vida menor.
Além dessas considerações, é possível estimar o envelhecimento dos cães da…