Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais
Saiba identificar os sintomas de alergia alimentar em gato e quando é recomendado trocar a dieta por uma ração hipoalergênica.
A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condição pode surgir em qualquer fase da vida, mesmo que o animal tenha consumido o mesmo alimento por anos sem apresentar qualquer sintoma. Em muitos casos, o organismo felino pode desenvolver hipersensibilidade a um ingrediente específico com o tempo e alguns tutores sequer percebem que há algo de errado com seu pet.
Quando essa condição é diagnosticada, a principal recomendação dos especialistas é fazer ajustes na dieta, normalmente com a introdução de uma ração hipoalergênica para gato. Mas como é possível saber se é mesmo esse o problema do gato? Quais são os sinais de que o bichano pode estar sofrendo com alergia alimentar? E como escolher a ração mais adequada para essas situações? Conversamos com a veterinária Carina Costa para esclarecer todas essas dúvidas. Confira!
Gato com alergia alimentar: sintomas para ficar de olho!
Assim como acontece nos humanos, a alergia alimentar em gato acontece quando o organismo reage de forma exagerada a certas substâncias presentes nos alimentos, como se estivesse tentando combater um "invasor". Nesse caso, o sistema imunológico felino identifica alguns componentes da comida — principalmente proteínas — como perigosos, mesmo quando eles não são. É como se o corpo do gato rejeitasse esses ingredientes.
De acordo com a veterinária Carina Costa, a alergia alimentar não é a mesma coisa que a intolerância: enquanto a intolerância envolve dificuldades digestivas, a alergia é uma resposta do sistema imunológico, que pode afetar diferentes partes do corpo do animal. É justamente por isso que os sintomas dessa condição são diversos…