Como saber se seu cachorro está deprimido? Veterinária lista 6 sinais para ficar atento
Seu cachorro está diferente? Veja como identificar sinais de depressão canina e quando procurar ajuda veterinária.
De um tempo para cá, você notou seu cão mais desanimado do que o normal? Dormindo demais, sem vontade de brincar e até comendo menos? Esses comportamentos podem parecer preguiça ou uma indisposição passageira, mas também podem indicar algo mais sério, como a depressão em cachorro.
Embora muitas pessoas associem a tristeza canina a "manha" ou "frescura", especialistas garantem que mudanças comportamentais significativas nos cães merecem atenção. Afinal, os pets também podem sofrer com desequilíbrios emocionais que afetam diretamente sua qualidade de vida.
O problema é que identificar um cachorro deprimido nem sempre é simples — até porque eles não conseguem dizer como estão se sentindo. Para te ajudar a reconhecer esses casos, conversamos com a médica veterinária Caroline Acquesta Canal que listou os sintomas mais comuns da depressão canina e explicou o que fazer para ajudar seu melhor amigo.
O que causa depressão em cachorro?
A depressão canina é um transtorno emocional que afeta o bem-estar mental e físico do animal. De acordo com Caroline Acquesta Canal, ela pode ser causada por diversos fatores, como a perda de seu responsável, perda de outro animal do mesmo convívio, falta de estímulos (como passeios e brincadeiras), mudança de casa ou de rotina, solidão ou tédio prolongado, maus tratos e até alimentação inadequada.
Em alguns casos, a depressão em cães ainda pode ter relação com doenças físicas e neurológicas não diagnosticadas. Isso acontece porque a dor, o desconforto constante, as limitações de mobilidade ou alterações hormonais podem impactar o comportamento e o…