Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como fazer gatos adultos se acostumarem após a adoção? 8 dicas para ajudar os pets a socializarem

Vai adotar um novo felino? Veja como adaptar gatos adultos e promover uma convivência tranquila entre eles com dicas recomendadas por especialistas.

8 ago 2025 - 15h54
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Adotar mais um gato é um ato de amor que pode transformar vidas, tanto a sua quanto a do pet recém-chegado. Porém, quando você já tem um felino habitando seu lar, a presença de um bichano adulto "desconhecido" pode ser especialmente complicada — causando estresse e até brigas entre os animais.

Cuide do seu pet com carinho. Plano acessível com cobertura veterinária, exames, transporte emergencial, cuidados essenciais, hospedagem e muito mais. A partir de R$ 24,90 por mês!

Ao contrário dos filhotes, os gatos mais velhos já vêm com uma bagagem de vida: hábitos formados, preferências definidas e, muitas vezes, experiências passadas que moldaram sua personalidade. Além disso, os felinos são animais naturalmente territorialistas, o que pode tornar o processo de adaptação um pouco mais lento, mas longe de ser impossível!

Com paciência, planejamento e algumas estratégias, é totalmente viável fazer com que os gatos convivam em harmonia (ou pelo menos em paz). Para você que já tem um felino mais velho e decidiu trazer um novo pet para casa da mesma faixa etária, separamos 8 dicas de como fazer gatos adultos se acostumarem. Confira!

1) Prepare um cantinho seguro para o novo gato

Antes de levar o novo gatinho para casa, é importante reservar um cômodo só para ele. Coloque ali os itens básicos: caminha, caixa de areia, potes de água e ração, brinquedos e arranhador. Esse espaço será o "porto seguro" dele até ganhar confiança para explorar outros ambientes e é uma das maneiras de acostumar o gato na casa nova.

2) Dê prioridade de espaço para o felino que já vive na casa

Ao adotar um gato adulto, o tutor deve ter em mente que o felino que já vive na casa tem prioridade em ficar solto, pois a casa é seu território. Por…

Veja mais

Patas Da Casa Patas Da Casa
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade