Como ajudar um cachorro obeso a emagrecer? Veja o que recomendam os veterinários
Confira as principais recomendações dos especialistas sobre alimentação, exercícios e cuidados essenciais para ajudar um cachorro obeso a perder peso
A obesidade canina é um problema cada vez mais comum entre os pets — e, em muitos casos, os tutores sequer percebem que o animal passou do seu peso ideal. O problema é que um cachorro obeso não é apenas um cãozinho mais "fofinho": o excesso de peso pode deixar o animal mais propenso a desenvolver uma série de doenças graves. Além disso, o sobrepeso compromete a disposição, o bem-estar e até a expectativa de vida do pet.
A boa notícia é que, com as orientações certas e mudanças simples na rotina, dá para ajudar seu amigo de quatro patas a perder peso com saúde e segurança. Com a ajuda da médica veterinária Andresa Esteves, reunimos as principais recomendações dos especialistas sobre alimentação, ração para cachorro obeso, exercícios e cuidados essenciais para proteger a saúde do seu pet sem abrir mão do carinho e da qualidade de vida que ele merece. Confira!
Como saber se meu cachorro está obeso?
Antes de tomar qualquer atitude para ajudar um cachorro a emagrecer, é preciso reconhecer os sinais do sobrepeso canino. Um cachorro obeso geralmente apresenta:
- Dificuldade para sentir as costelas ao toque
- Acúmulo de gordura no pescoço, nas costas e na base da cauda
- Falta de cintura aparente (vista de cima)
- Cansaço fácil, até mesmo em passeios curtos
- Maior apetite e comportamento sedentário
A partir desses indícios, se você desconfia que seu cão está acima do peso, é essencial marcar uma consulta com o veterinário. Para definir um diagnóstico de obesidade canina, o especialista avalia as medidas corporais, faz uma avaliação visual e palpação, e ainda analisa o…