Caspa em gato: quais são as causas e os principais cuidados para eliminar as casquinhas no pelo
A caspa em gato é um problema comum que revela muito sobre a saúde do animal. Conheça as causas, opções de tratamento e dicas para manter o pelo saudável.
Notar pequenos pontinhos brancos no pelo do gato pode deixar qualquer tutor em dúvida: será apenas sujeira ou algum problema de pele? Muita gente nem imagina, mas esse é um sinal típico de caspa em gato, quadro bastante comum entre os bichanos.
Além do incômodo estético, que fica ainda mais evidente em um gato de pelagem mais escura, essas casquinhas esbranquiçadas podem deixar o pet desconfortável, muitas vezes com coceira associada. O problema é que, apesar de ser apenas um ressecamento de pele passageiro na maioria das vezes, a caspa felina também pode ter relação com desequilíbrios importantes na saúde do gato.
A boa notícia é que existem várias formas de lidar com o problema, desde ajustes simples na rotina até o uso de remédios específicos prescritos pelo veterinário. A seguir, o Patas da Casa vai esclarecer o que causa a caspa felina e como é possível eliminá-la de forma segura.
O que é caspa e como ela se manifesta nos gatos?
A pele dos gatos, assim como a dos humanos, está em constante renovação. Na prática, ela passa por uma descamação natural para que haja a troca de células mortas por células novas, em um processo que é praticamente invisível aos nossos olhos. Quando o animal se lambe para fazer a higiene, ele acaba removendo essas células mortas e vida que segue.
No entanto, quando a pele felina está com algum ressecamento ou mesmo com excesso de oleosidade, as células mortas acabam formando casquinhas maiores e visíveis, chamadas de caspa - que identificamos como pontinhos brancos no…