Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados
Saiba quais são os sintomas da intolerância ao glúten em cachorro e como tratá-la. Veterinária explica o diagnóstico e orienta sobre alimentação adequada.
Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa proteína? Embora a intolerância ao glúten em cachorro não seja tão comum quanto em pessoas, ela existe e pode causar bastante desconforto ao animal.
O Patas da Casa conversou com a médica veterinária Bruna Giubilei para entender como o glúten reage no organismo canino, quais são os sintomas dessa alergia alimentar em cães e quais cuidados adotar para garantir uma rotina saudável ao pet. Confira tudo a seguir!
O que o glúten faz no cachorro?
O glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, centeio e cevada, e costuma estar presente em diversos alimentos, incluindo a ração para cachorro. Em um cão saudável, o glúten é simplesmente um nutriente inofensivo. No entanto, para um cão com sensibilidade a essa substância, ela pode desencadear uma reação imunológica séria.
"No trato gastrointestinal de um cachorro saudável, as enzimas digestivas quebram essa proteína em aminoácidos e peptídeos menores, que serão absorvidos pelas paredes do intestino e utilizados pelo corpo como blocos de construção para músculos, tecidos, enzimas e hormônios. Já a parte de carboidrato do grão será transformada em energia. Ou seja, para um cão sem sensibilidade, os alimentos que contêm glúten são fontes nutritivas de proteína e energia sem qualquer efeito adverso", explica a veterinária Bruna Giubilei.
Já em cães sensíveis, a situação é completamente diferente. Segundo a especialista, um cachorro com intolerância…