8 problemas bucais que mais afetam os cães e merecem cuidados especiais
Conheça os problemas mais comuns nos dentes de cachorro, seus sintomas e cuidados essenciais para manter a saúde bucal canina sempre em dia.
A saúde bucal canina é um assunto que nem sempre é levado a sério no dia a dia, mas que tem impacto direto na qualidade de vida do pet. Assim como acontece com os humanos, a boca e os dentes do cachorro podem sofrer com diversos problemas que atrapalham (e muito!) a rotina do animal, causando não só dor e desconfortos, mas também complicações graves em outras partes do corpo.
A grande questão é que muitas doenças bucais em cães não dão sinais claros no início e o tutor só percebe que algo está errado com seu pet quando ele já apresenta dificuldade para comer, mudanças no comportamento ou mau hálito extremo - que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é algo "normal" dos cachorros.
Para manter um "sorriso" sempre saudável no seu cão, é importante conhecer os principais problemas que afetam a boca desses animais e como eles podem ser evitados. Afinal, é muito melhor prevenir esses quadros do que tratá-los, preservando o bem-estar do seu pet em qualquer fase da vida. Confira!
1) Tártaro e placa bacteriana
O acúmulo de restos de comida nos dentes do cachorro atraem bactérias que vão formando uma placa. Com o tempo, essa placa se transforma no famoso tártaro. Além de deixar os dentes amarelados, o tártaro canino causa inflamação nas gengivas, sangramentos e mau hálito forte, podendo evoluir ainda para uma periodontite (inflamação nos ossos e ligamentos da arcada dentária) se não for controlado.
Uma vez que o cachorro já está com tártaro, é fundamental procurar um especialista em odontologia veterinária para fazer uma limpeza adequada dos dentes.…