7 poemas encantadores sobre gatos que todo amante de felinos vai amar (e se identificar!)
Celebre o Dia Internacional do Gato com uma seleção imperdível de poemas sobre gatos que capturam a essência, o charme e o mistério dos felinos.
Se existe uma data que todo gateiro deve marcar no calendário é o Dia Internacional do Gato, comemorado todos os anos em 8 de agosto. A ocasião é perfeita para celebrar esses animais tão especiais, de olhar atento e passos silenciosos, que encantam os seres humanos há milênios. E nada combina mais com o jeito enigmático e adorável dos felinos do que a poesia.
Por isso, reunimos aqui 7 poemas sobre gatos escritos por autores consagrados, que capturam a verdadeira essência desses pets: independentes, afetuosos, misteriosos e, claro, irresistíveis. Cada obra é uma oportunidade para sorrir, refletir ou se emocionar — especialmente neste dia, em que celebramos esses bichinhos que transformam qualquer casa em lar apenas com um ronronar. Confira os textos e escolha o seu favorito!
1) "O Gato" - Guillaume Apollinaire (tradução de Álvaro Faleiros)
Desejo manter em meu lar:
uma companheira a pensar,
andando entre livros um gato,
bons amigos sempre a passar
sem os quais o viver é ingrato.
Encontrado no livro "O bestiário ou o cortejo de Orfeu", do celebrado autor francês Guillaume Apollinaire, esse poema sobre gatos retrata o animal como parte essencial de um lar acolhedor. Apesar de curtinho, ele com certeza vai fazer muitos tutores de felino se reconhecerem em seus versos.
2) "Gato num apartamento vazio" - Wisława Szymborska (tradução de Regina Przybycien)
Morrer - isso não se faz a um gato.
Pois o que há de fazer um gato
num apartamento vazio.
Trepar pelas paredes.
Esfregar-se nos móveis.
Nada aqui parece mudado,
e no entanto algo mudou.
Nada parece mexido,
e no entanto está diferente.
E à noite a lâmpada já não se acende.
Ouvem-se passos na escada,…