PUBLICIDADE

7 brinquedos perigosos para a saúde dos gatos

Veja materiais que podem colocar a segurança do seu animal de estimação em risco

9 jul 2024 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

As brincadeiras diárias são essenciais para garantir a saúde física e mental dos gatos, proporcionando estímulo e exercício. Além disso, é uma oportunidade de os bichanos expressarem comportamentos naturais, como caçar e perseguir. No entanto, é muito importante tomar cuidado ao escolher os brinquedos para eles, pois alguns podem apresentar riscos à segurança do animal.

Alguns brinquedos indicados para os gatos precisam de atenção para evitar acidentes e manter o bem-estar dos bichanos
Alguns brinquedos indicados para os gatos precisam de atenção para evitar acidentes e manter o bem-estar dos bichanos
Foto: ketlit | Shutterstock / Portal EdiCase

Abaixo, veja 7 brinquedos perigosos para a saúde dos gatos!

1. Brinquedos com peças pequenas

É importante não oferecer ao gato brinquedos com peças pequenas, como olhos de plástico ou sinos minúsculos, pois podem ser facilmente engolidas pelo animal e causar asfixia ou, até mesmo, obstrução intestinal.

2. Fitas, fios e cordões

Apesar de amar brincar com fitas e cordões, esses itens podem ser facilmente engolidos pelos gatos, causando problemas digestivos graves, como bloqueio intestinal ou cortes no trato gastrointestinal. Além disso, também podem enrolar ao redor do pescoço ou de outras partes do corpo, causando estrangulamento ou lesões graves.

3. Brinquedos com penas

É comum encontrar brinquedos, como varinhas, com penas. Todavia, quando soltas ou mal fixadas, podem ser arrancadas e ingeridas pelos gatos, causando risco de asfixia ou bloqueio digestivo. Além disso, as penas podem se decompor dentro do estômago, causando infecções.

Brinquedos com espuma podem colocar a saúde dos gatos em risco
Brinquedos com espuma podem colocar a saúde dos gatos em risco
Foto: Elya Vatel | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Brinquedos de espuma

Brinquedos de espuma também podem colocar a saúde do gato em risco. Isso porque esses não são digeríveis e podem causar complicações sérias, como bloqueio intestinal, quando mastigados e ingeridos.

5. Brinquedos com material de enchimento

Os brinquedos que contêm enchimentos, como algodão ou fibra sintética, são perigosos para os gatos porque podem ser facilmente rasgados. Assim, corre o risco de o animal ingerir, podendo causar sufocamento ou bloqueio intestinal.

6. Brinquedos feitos de materiais tóxicos

Também é preciso se atentar ao tipo de material do brinquedo. Alguns podem conter materiais tóxicos, como tintas não seguras ou plásticos de baixa qualidade, que podem causar intoxicação se mastigados ou ingeridos pelo gato.

7. Brinquedos de laser

Embora os lasers não sejam um perigo físico, eles podem causar frustração e estresse em gatos, pois a luz não pode ser fisicamente capturada. Isso pode levar a comportamentos obsessivos ou problemas de ansiedade.

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade