Brasil faz história em Mundial de Marcha em Brasília com dois bronzes
País conquista medalhas inéditas na maratona feminina por equipes e com Caio Bonfim na meia maratona
O Brasil viveu um momento histórico na marcha atlética neste domingo (12), ao encerrar o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes com duas medalhas de bronze em Brasília. Além do pódio inédito da equipe feminina na maratona, o país também celebrou o bronze de Caio Bonfim na meia maratona, consolidando uma das melhores campanhas nacionais na história da competição.
A medalha por equipes na maratona feminina veio com a soma dos resultados de Viviane Lyra (5ª colocada, 3:34:53), Gabriela Muniz (11ª, 3:46:07) e Mayara Vicentainer (12ª, 3:47:09), garantindo 28 pontos ao Brasil e o primeiro pódio do país em Mundiais por equipes desde a criação do evento, em 1961.
O time ainda contou com Elianay Santana e Thaissa Gabrielle, que não completaram a prova, mas fizeram parte da campanha histórica construída em casa, diante de grande presença de público no Eixo Monumental.
No individual, o destaque foi Viviane Lyra, que igualou sua melhor posição em Mundiais com o 5º lugar, mesmo enfrentando dores decorrentes de uma pubalgia durante a prova. Logo atrás, Gabriela e Mayara também brilharam ao estabelecerem seus recordes pessoais na distância.
A outra medalha brasileira veio com Caio Bonfim, que conquistou o bronze na meia maratona com o tempo de 1:27:36. Competindo "em casa", o atleta brigou pela liderança até as voltas finais e chegou à sua quinta medalha em Mundiais, reforçando seu protagonismo internacional na modalidade.
O evento marcou ainda um feito organizacional importante: o Brasil tornou-se o primeiro país do Hemisfério Sul a sediar um Mundial de Marcha Atlética por Equipes. A competição reuniu mais de 300 atletas de cerca de 40 países e foi disputada nas novas distâncias oficiais — maratona (42,195 km) e meia maratona (21,097 km).
Segundo Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo, o campeonato foi histórico dentro e fora das pistas. A organização recebeu elogios da World Athletics, sendo considerada uma das melhores edições já realizadas.
Mais do que os resultados, o dirigente destacou o legado do evento para a modalidade no país. Com origem no Brasil desde 1937, quando teve sua primeira prova oficial em Porto Alegre, a marcha atlética vem ampliando sua presença e ganhando novos praticantes. O Mundial em Brasília reforça esse movimento e deixa como principal herança a inspiração para as novas gerações.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.