Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atletismo do Brasil estreia com seis medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Com ouro e recorde de Maria Ruth no martelo, Brasil soma seis medalhas no 1º dia e larga forte no atletismo no Panamá

22 abr 2026 - 21h44
Compartilhar
Exibir comentários
Maria Ruth, ouro no martelo (Juliana Ávila/COB)
Maria Ruth, ouro no martelo (Juliana Ávila/COB)
Foto: Divulgação / Contra-Relógio

O atletismo do Brasil começou com destaque sua participação nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizados na Cidade do Panamá. No primeiro dia de disputas, a equipe conquistou seis medalhas: um ouro, três pratas e dois bronzes, mostrando força já na abertura da modalidade.

O grande destaque foi Maria Ruth Alves da Fonseca, que garantiu o ouro no lançamento do martelo com a marca de 62,01 m, novo recorde dos Jogos. A atleta paranaense superou um início difícil, com três tentativas queimadas, antes de se recuperar e assegurar a vitória no último lançamento.

Prata e bronze no lançamento do martelo (Bruno Ruas/COB)
Prata e bronze no lançamento do martelo (Bruno Ruas/COB)
Foto: Divulgação / Contra-Relógio

Além do ouro, o Brasil também subiu ao pódio no martelo masculino, com José Escobar de Almeida (prata, 65,54 m) e Abílio Gomes Barbosa (bronze, 65,51 m), consolidando a prova como uma das mais fortes do dia para a delegação.

Outras duas medalhas de prata vieram com João de Souza Fernandes, no salto em distância (7,03 m), e Maria Francez Belmonte, no salto em altura (1,66 m).

Nicole Herdy Farias, bronze nos 1500 m (Bruno Ruas/COB)
Nicole Herdy Farias, bronze nos 1500 m (Bruno Ruas/COB)
Foto: Divulgação / Contra-Relógio

O sexto pódio brasileiro foi conquistado por Nicole Herdy Farias, bronze nos 1.500 m, com o tempo de 4:28.48, sua melhor marca pessoal. Aos 16 anos, a atleta de Curitiba concilia o atletismo com o pentatlo moderno, modalidade na qual já é campeã brasileira adulta. Seu desempenho chamou atenção não só pelo resultado, mas também pela proximidade do índice para o Mundial Sub-20.

As competições de atletismo seguem até sábado, integrando a programação do Time Brasil, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, que reúne jovens atletas de 14 a 19 anos desde o início dos Jogos, no último dia 12 de abril.

Contra-Relógio
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra