"O diabo veste Prada" — e os astronautas também
Grife italiana lança roupa de baixo que regula temperatura corporal dos astronautas da Nasa. Marcas investem em parcerias com empresas espaciais visando o potencial do turismo no espaço.A grife italiana Prada apresentou neste domingo (07/06) uma roupa de baixo projetada para astronautas da agência espacial americana Nasa, em uma nova colaboração com a Axiom Space, empresa especializada em infraestrutura espacial.
A peça, chamada Liquid Cooling and Ventilation Garment ("roupa de resfriamento e ventilação líquida"), foi projetada para ser usada rente ao corpo e possui tubos de ventilação integrados ao tecido. Sua função é ajudar a regular a temperatura dos astronautas durante missões espaciais.
Roupa para viagem à Lua
A apresentação aconteceu em uma loja da Prada em Manhattan, nos Estados Unidos.
O novo produto amplia a presença da grife italiana no setor espacial, após a colaboração anunciada em 2024 para o desenvolvimento de um traje espacial destinado a futuras missões da Nasa. O modelo está planejado para uso no âmbito do programa Artemis, que visa levar humanos de volta à Lua. De acordo com os planos atuais, a Artemis 3 está prevista para 2027 e a Artemis 4 para 2028.
Moda e espaço: da inspiração à participação real
A relação entre moda e espaço não é nova. Há décadas, o design espacial serve de inspiração para coleções, campanhas e produtos de diversas marcas. A Prada, no entanto, foi além da simples apropriação de referências estéticas e passou a participar diretamente do desenvolvimento de equipamentos ligados a missões espaciais.
A iniciativa coincide com um período de renovado interesse na exploração espacial, voos espaciais comerciais e futuras missões tripuladas à Lua. Analistas do setor apontam que esse tipo de projeto permite que marcas de luxo se associem à inovação tecnológica e ganhem visibilidade entre potenciais clientes de alto poder aquisitivo atraídos pelo turismo espacial.
Mercado emergente no espaço
Empresas privadas como a Blue Origin e a SpaceX lançaram projetos relacionados a esse mercado emergente. Outras marcas de moda também participaram de iniciativas semelhantes. A Under Armour colabora com a Virgin Galactic no desenvolvimento de roupas para voos espaciais, enquanto a Columbia Sportswear trabalhou com a Intuitive Machines em tecnologias têxteis para aplicações espaciais.
A iniciativa da Prada também ocorre em um momento complexo para o setor de luxo, que tenta se recuperar após dois anos de desaceleração e um contexto internacional marcado por incertezas econômicas e geopolíticas.
rc/ra (DW, Reuters, ots)
---------
Não deixe que o algoritmo esconda as notícias. Se você valoriza o trabalho da nossa equipe para uma cobertura jornalística confiável, reserve um momento para nos selecionar como sua fonte preferida no Google clicando aqui. Marque o link da DW quando ele aparecer na lista para sempre ver nossas notícias verificadas primeiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.