6 eventos ao vivo

Curso de preparação para os futuros pais é importante?

13 dez 2018
10h00
  • separator
  • comentários

Oie! Tudo bem?

"Aprendi um pouco sobre parto humanizado, cesárea humanizada, anestesia, dores, complicações e tudo mais"
"Aprendi um pouco sobre parto humanizado, cesárea humanizada, anestesia, dores, complicações e tudo mais"
Foto: Mariana Sampaio

Chegamos da 33ª semana e já estou me preparando pra muitos assuntos que no início da gestação eu talvez não desse tanta importância, como a amamentação.

Minha médica tinha sugerido de fazermos o curso de preparação para os pais do próprio hospital. E apesar de saber que é muito bom e foi recomendado por ela, eu soube que é bem cansativo (parece que dura hooooras, durante um dia todo) e às vezes não temos a oportunidade de ter aquele bate papo mais esclarecedor, sabe?

Foi aí que descobri uma enfermeira obstetra com pós graduação e mestrado, e soube que ela fazia consultorias sobre diversos temas em casa. Achei o máximo e fui atrás! Sei que muitas vezes o custo acaba sendo um pouco mais alto, mas acho que tudo depende das nossas prioridades. Às vezes gastamos dinheiro com coisas banais, sem muita utilidade pro bebê e deixamos de fazer algo que pode agregar muitooo!

Enfim, resumindo: ela dá consultorias em casa, pra quem quiser fazer (sobre os cuidados com o bebê, por exemplo, fizemos eu, Thiago, minha mãe e minha sogra) e trata sobre diversos temas super importantes, como: parto, amamentação, cuidados com o bebê, primeiros socorros, consultoria do sono infantil... eu escolhi três temas (fizemos em dias diferentes) e talvez até escolha outros. Falamos sobre a amamentação e descobri que entre todas as coisas, a mais importante é a maneira que o bebê pega o peito na hora de mamar. E isso precisa ser observado desde o primeiro contato do bebê com o peito da mãe. A maneira como o bebê vai pegar o peito pode evitar ou trazer muitas complicações, como machucados nos mamilos.

Sobre o parto também foi bastante esclarecedor, conversei sobre meus medos e dúvidas e fiquei bem mais tranquila. Aprendi um pouco sobre parto humanizado, cesárea humanizada, anestesia, dores, complicações e tudo mais. E isso tudo num bate papo super descontraído e muito informativo. E sobre os cuidados com o bebê, aprendemos a melhor maneira de trocar a fralda, dar banho, etc. Claro que na prática muita coisa acaba sendo diferente, mas se temos a informação, podemos evitar algumas chateações e até mesmo inseguranças.

Além disso tudo, ela também pode te acompanhar no parto!

Se você tiver oportunidade e interesse, vale muito a pena pesquisar mais sobre o assunto e procurar um profissional pra te orientar. Essas conversas acalmam muito, e são muito esclarecedoras e necessárias. No meu Instagram eu mostro um pouco da Cinthia, enfermeira que está me orientando e ajudando. Caso vc tenha interesse, dá uma olhadinha lá: @mariana

Acho que agora já estou um pouquinho mais preparada e consciente pra muitas coisas, mas também estou muito ansiosa pra aprender tudo na prática e trocar muitos aprendizados com minha filhota!

Mariana Sampaio

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade