PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Licença maternidade de 4 meses pode deixar mães sonolentas

Pesquisadores acreditam que 18 meses pós-parto não são suficientes para as recém-mamães voltarem ao trabalho

4 ago 2014 - 11h11
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: monkeybusinessimages / Getty Images

O mercado de trabalho é competitivo, e muitas mães se "apressam" para voltar ao batente após darem à luz. No entanto, pesquisadores australianos afirmam que muitas delas ainda passam por extrema fadiga 18 semanas (4 meses e meio) depois do parto, o que poderia comprometer sua eficiência e até sua saúde. As informações são do Daily Mail.

Ashleigh Filtness, da Universidade de Tecnologia de Queensland, estudou padrões de sono e cansaço em mulheres após terem filhos. Ela descobriu que, apesar de as recém-mamães dizerem ter noites estáveis de sono, elas continuavam extremamente cansadas. 

"A interrupção no sono influencia as funções diárias, sendo um fator de risco para quem tem tarefas perigosas", disse a pesquisadora. "Nossas descobertas levantam a questão de se 4 meses de licença maternidade é suficiente para garantir que a sonolência tenha diminuído a um ponto controlável antes de elas voltarem ao trabalho."

Mesmo que as 33 mamães australianas da pesquisa ainda tenhm que acordar em média 2 vezes por noite depois de 6, 12 e 18 semanas, o total de tempo dormido era de 7h20 por noite.

As mães americanas dormem, em média 6h53 por noite.

Filtness comentou. "Embora mulheres pós-parto tenham sono interrompido, elas não necessariamente dormem menos. O que percebemos é que as novas mães vão, inevitavelmente, acordar à noite para atender aos seus bebês, e o número de vezes é constante nas primeiras 18 semanas."

Ela reforçou que o estudo quer destacar a importância da qualidade do sono, não da quantidade dormida.

Sexomnia e pernas inquietas: conheça 16 distúrbios do sono Sexomnia e pernas inquietas: conheça 16 distúrbios do sono: Problemas na hora de dormir podem ir muito além dos distúrbios mais conhecidos, como ronco e sonambulismo. Há também distúrbios mais curiosos, como sexomnia – espécie de sonambulismo com comportamento sexual – e as pernas inquietas. Conheça 16 deles no infográfico

 Aprenda a fazer massagem para gestantes Aprenda a fazer massagem em gestantes

Entenda as mudanças que o corpo e a mente da mulher sofrem durante a gestação e aprenda a maneira correta de aplicar a massagem. Curso certificado pelo MEC!

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade