3 eventos ao vivo

Conheça o ritual peruano de pagamento à terra

4 jul 2013
14h18
atualizado às 14h18
  • separator
  • 0
  • comentários

O ritual de pagamento à terra é a cerimônia mística mais antiga do Peru. A Pachamama, ou Mãe Terra, é a maior divindade andina, cultuada em alguns países da América do Sul, principalmente em territórios indígenas. O costume de realizar o ritual nasceu na época pré-inca, quando os habitantes do país consideravam a Pachamama a divindade protetora e provedora de vida.

“Na cultura inca nunca se pede nada, sempre se agradece. Você demonstra gratidão à tudo que a Pachamama concede e ela lhe abençoa ainda mais com sua bondade”, explica o papa mensaqoc, espécie de sacerdote, que lidera a cerimônia. E o ritual de pagamento à terra é justamente um momento para prestar honra a tudo que a Mãe Terra provê.

O espaço da cerimônia é decorado com uma manta andina, folhas de coca, flores, cereais, metais, velas e elementos da natureza que formam um desenho no chão. Em uma concha, considerada um objeto precioso para os incas, o papa mensaqoc prepara uma oferenda. Cada elemento possui um significado. Um osso de lhama e um pedaço retirado do animal vivo representam a morte e a vida. Já o algodão simboliza o céu, enquanto a folha de coca representa o mundo inferior. São utilizados quatro tipos de flores simbolizando os pontos cardeais. Cada um dos elementos é mergulhado em três taças, cada uma contendo o suco de um tipo de milho.

Enquanto vai preparando a oferenda feita com diversos elementos naturais, o papa mensaqoc faz orações em quéchua, língua inca. Uma essência de flores e uma concha, utilizada como espécie de berrante, também integram o ritual. Depois de fechada, a oferenda é queimada e as cinzas são espalhadas pela terra. A cerimônia pode ser realizada ao ar livre ou em ambientes fechados.  

O tradicional ritual normalmente é realizado em momentos especiais, como a época que precede o plantio, nascimentos ou quando a pessoa vai iniciar o cultivo de alguma área. Porém, existem pacotes que incluem rituais incaicos como forma de inserir o turista no universo místico do Peru. Estabelecimentos como o Sumaq Machu Picchu Hotel também oferecem o ritual de pagamento à terra entre suas atividades. 

Terra viajou ao Peru à convite da Tam Linhas Aéreas, da Lan Airlines, do Sumaq Machu Picchu Hotel e da Condor Travel.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade