4 eventos ao vivo

Conheça as 10 raças de cães preferidas entre os brasileiros

Descubra as raças de cães mais amadas pelos donos de pets no Brasil, e conheça as principais características de cada uma delas

16 dez 2013
11h02
atualizado em 18/12/2013 às 13h07
  • separator
  • comentários

Presentes em mais de 37 milhões de lares no Brasil, os cachorros podem ser considerados os animais mais queridos pelos donos de pets do País – fazendo jus ao título de melhores amigos do homem. E esse amor todo pelos pets caninos também conta com alguns destaques; já que, entre as muitas raças conhecidas no mundo, há dez específicas que são tidas como as favoritas entre os brasileiros.

Confira, a seguir, o ranking das raças de cães mais populares entre os donos de pets do Brasil, e conheça um pouco mais sobre as principais características destes animais tão queridos:

1) Poodle
Campeão em popularidade, o Poodle é também considerado o segundo cão mais inteligente do mundo, sendo dono de uma grande capacidade de compreensão e obediência. Leais e carinhosos, os cães da raça precisam de bastante atenção para evitar a tristeza, e são ótimos companheiros para crianças.

2) Yorkshire
Pequenino, peludinho e simpático, o Yorkshire é o segundo cachorro mais querido no País. Adorada, principalmente, pelas mulheres, a raça é bastante ativa e brincalhona, interagindo bem com pessoas de todas as idades.

3) Maltês
Extremamente companheiro, o cão da raça Maltês é calmo e dócil. Bastante requisitado por famílias que vivem em apartamentos, o cão costuma se comportar como poucos, seguindo o ritmo do lar onde habita e podendo ser bastante elétrico em casas mais agitadas.

4) Pug
Dócil e bastante amigo das crianças, o Pug é o quarto cão preferido no Brasil. Muito protetor – principalmente, em relação aos seus donos – o cão da raça é extremamente corajoso, e não se intimida na hora de defender seus proprietários de animais maiores ou mais agressivos.

5) Labrador e Golden Retriever
Similares na aparência e na personalidade, o Labrador e o Golden Retriever são cães bastante carinhosos e que adoram brincar, tendo energia de sobra para atividades de todo tipo. Tornando-se mais calmos quando idosos, os cães destas raças são boas pedidas para lares com famílias grandes, já que lidam bem com crianças e idosos.

Foto: Getty Images

6) Buldogue Francês
De corpo robusto e compacto, o Buldogue Francês chama atenção em função de seus olhos levemente esbugalhados, conquistando brasileiros de todas as regiões. Muito sensível, dócil e amigo, também interage bem com crianças, adultos e idosos, adorando brincadeiras que o tornem o centro das atenções da família.

7) Spitz Alemão
Dono de uma pelagem que se assemelha a uma juba de leão, este cão – também conhecido como Lulu da Pomerânia – é pequenino e muito ágil. Originário da Alemanha, a raça requer poucos cuidados específicos, e seus donos tendem a deixar sua pelagem comprida, transformando o cachorro numa verdadeira bola de pêlos. 

8) Rottweiler
Embora seja considerado dono de um temperamento agressivo – sendo usado, inclusive, como cão de guarda – o Rotweiller pode ser bastante carinhoso e dócil, convivendo bem até mesmo com crianças, quando adestrados da maneira correta.

9) Buldogue Inglês
Popular no Brasil e em diversos outros países, o Buldogue Inglês é bastante brincalhão e pouco ativo, sendo um cão que se cansa com facilidade e prefere tirar uma soneca a correr e pular.

10) Lhasa Apso
Conhecida pelos pêlos longos e sedosos, a raça Lhasa Apso é a décima mais popular entre os donos de pets brasileiros. Bons companheiros para pessoas de todas as idades, os cães da raça são ativos e carinhosos, e se adaptam facilmente a diferentes tipos de ambiente. 

Fonte: Dra. Raquel Madi, Médica Veterinária (CRMV – SP 20.567), formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR, responsável pelas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. 

Cachorro Gato

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade