0

Ode à beleza negra, com Iza, Taís, Cris, Pathy, Raissa, Thelma

3 jun 2020
16h51
atualizado às 17h42
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Cris Vianna (Foto: Reprodução/Instagram)
Cris Vianna (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

O racismo tomou conta dos acontecimentos mundiais nos últimos dias, por conta da morte por asfixia de George Floyd, após ser imobilizado pelo policial Derek Chauvin, em Minneapolis (EUA). Após mais de uma semana do acontecimento, os Estados Unidos ainda registram marchas antirracistas em vários Estados. Em meio à pandemia do coronavírus, as pessoas saíram à rua para protestar contra o ato cruel. As redes sociais também se mobilizaram, com muita gente postando uma imagem preta.

No Brasil, famosos e desconhecidos, brancos e negros, se mobilizaram e se mobilizam. "Que não fique só na tela preta! Que haja transformação, inquietude, busca por aprender e entender sobre as questões raciais! Além de se aprofundar é importante que você seja antirracista nas suas atitudes!", escreveu a ex-miss Brasil Raissa Santana.

Também Taís Araújo se posicionou. "Se dizer antirracista é muito importante. Mas ser antirracista é verbo, é ação e pra isso é preciso trabalho. Está a fim? Leia tudo que já foi dito por nós e bem-vindo", escreveu a atriz, na legenda de um vídeo em que fala sobre o racismo estrutural. Lembrando que a população negra, mesmo sendo maioria no Brasil, é a mais atingida por balas perdidas (ou não), por falta de acesso à educação, à saúde e a bons postos de trabalho.

Assista ao vídeo de Taís Araújo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Taís Araujo (@taisdeverdade) em

Como a atriz diz no vídeo, "muita coisa já foi dita e pouquíssimas coisas foram mudadas". Que tal começar por você mesmo, seja de que raça for? Conhecer e admirar as pessoas não pelo seu tom de pele, seu tipo de cabelo, sua cor de olhos é um bom começo. E também pela beleza interior, pelo reconhecimento de seu trabalho e pela personalidade do indivíduo, independentemente de sua etnia. Afinal, ninguém nasce racista, mas torna-se assim, de acordo com sua educação e cultura. É preciso dar um basta sim.

A contribuição do "Elas no Tapete Vermelho" é mostrar, neste post, a beleza de mulheres negras, que além de lindas, são talentosas e também exercem uma função na sociedade, para ajudar a acabar com essa praga do racismo. Separamos seis delas (poderiam ser 10, 100, 1000) para representar as muitas que devem ser admiradas e respeitadas. Lembre-se de que contra a Covid-19, logo um remédio ou uma vacina devem ser criados. Já contra o racismo, a cura vem de dentro. Experimente ser seu próprio remédio.

Iza

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por IZA (@iza) em

Aos 29 anos, a cantora Iza mostrou ao que veio. Além de talentosa e simpática, a cantora também dá o seu recado à sociedade. Numa postagem em seu instagram, escreveu. "Minha timeline essa semana estava repleta de manifestações e do horror que o racismo nos faz viver ainda hoje, em 2020. É inacreditável ainda termos que protestar e gritar que vidas negras importam porque até hoje, mesmo com a linda filosofia de que todas as vidas importam (e sim, todas devem importar), nós continuamos morrendo e sendo resumidos a números. Chega. Nós não queremos morrer.", desabafou.

Cris Viana

Ver essa foto no Instagram

🌸

Uma publicação compartilhada por Cris Vianna (@crisvianna) em

Dona de uma beleza estonteante, Cris Vianna, que está no ar como Dagmar, na reprise de "Fina Estampa", publicou um ensaio como uma deusa negra no dia 13 de maio, quando se comemora a libertação dos escravos. Em outro post, escreveu: "Nada nos foi dado, foi tudo conquistado! Houve muita luta e temos nossos heróis e heroínas. Sempre tivemos as nossas estratégias de resistência e sobrevivência!"

Pathy Dejesus

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patricia Dejesus 🐜 (@pathydejesus) em

Pathy Dejesus, que trabalha na série da Netflix "Coisa Mais Linda", além de exibir seu talento como atriz é também DJ. Aos 43 anos, exibe uma beleza única.

Taís Araújo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Taís Araujo (@taisdeverdade) em

Além do vídeo no alto da matéria, escolhemos essa foto em que Taís Araújo está produzida para o clipe da música "Ombrim", do Projota, dirigido por Lázaro Ramos. Ela dispensa mais palavras, né?

Raissa Santana

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Raissa Santana (@santana_raissa) em

A beleza de Raíssa Santana também dispensa explicações. Eleita Miss Brasil em 2016, a baiana de 24 anos também tem se posicionado contra o racismo. "A luta não é de brancos contra negros, é de todo mundo contra o racista", publicou, replicando uma postagem do site "Quebrando o Tabu". E isso é a mais pura verdade, né?

Thelminha

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Thelma Assis 🎭 (@thelminha) em

Thelma Assis, vencedora do BBB 20, foi adotada quando nasceu, quebrou barreiras a vida inteira e se formou como médica, sendo a única negra da turma. Precisa dizer algo mais? Não. Ela merece todas as nossas palmas e reverências.

Veja também:

Aline Weber e noivo indígena pedem ajuda ao Xingu
Elas no Tapete Vermelho
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade