PUBLICIDADE

De babosa a henna: 5 lições de beleza deixadas pela pandemia

22 dez 2020
08h06 atualizado em 20/1/2021 às 15h26
0comentários
08h06 atualizado em 20/1/2021 às 15h26
Publicidade

O período de isolamento social para tentar conter a pandemia do novo coronavírus trouxe lições de beleza. Sem poder ir a salões e clínicas, as mulheres passaram a colocar a mão na massa para manter pele e cabelos.

Isabella Fiorentino
Isabella Fiorentino
Foto: Elas no Tapete Vermelho

As famosas deram várias dicas ao longo do período, que vão de receitas caseiras "da vovó", incluindo babosa e chá, à aceitação da naturalidade, com cabelos brancos à mostra, sem complicação. Confira:

Babosa para a pele

Isabella Fiorentino
Isabella Fiorentino
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Quem nunca se expôs demais ao sol e ficou com a pele queimada? Isabella Fiorentino passou por isso e revelou seu segredo natural para reforçar a hidratação: "nada como uma máscara de babosa".

No Instagram, ensinou o passo a passo. Corte um pedaço da planta, lave-a, retire a casca e lave-a novamente. "Tem que retirar a aloina, um componente na casca da babosa que é irritativo", explicou. Amasse o "miolo" com o auxílio de um garfo. Misture "com mel (1 colher de chá) e óleo de abóbora, de coco, ou girassol (1 colher de chá). Deixa por 20 minutos no rosto, pescoço e colo", recomendou.

A apresentadora confessou que a babosa "tem cheiro muito ruim", mas traz muitos benefícios. "É super hidratante, ajuda na acne, nas manchas, nas rugas. Ela desinflama, desintoxica."

As receitas naturais não são milagrosas, enfatizou Isabella, e, portanto, devem ser repetidas para melhores resultados. "Aconselho todo mundo a ter um pé de babosa em casa. É melhor uma misturinha dessa caseira mais barata, que às vezes é muito mais saudável e eficaz para o rosto também."

Receitas para cabelos

Na live com o "Elas no Tapete Vermelho", Ana Hickmann deu dicas caseiras que envolvem vinagre, babosa e alecrim. "Recebi dicas bem legais do meu dermatologista Amilton Macedo e do Celso Kamura. Para os cabelos que estão muito pesados e oleosos, é preciso uma limpeza profunda. Para isso, o ideal e misturar chá de alecrim e vinagre de maçã. Passa nos fios no cabelo, deixa uns 10 minutos e depois tira com xampu. Tem outra dica da minha avó que é passar babosa (ou aloe vera). Eu tenho no meu quintal, mas é fácil achar nas feiras, que estão funcionando, desde que a pessoa vá com máscara e luva. Passe aquela parte viscosa da folha nos fios, deixa uns 10 minutos e tire com xampu. É uma ótima hidratação".

Spray com chá para cabelos

Isabella Fiorentino
Isabella Fiorentino
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Mais uma das lições de beleza das famosas. Adepta de receitas caseiras, Isabella Fiorentino ensinou uma para os cabelos feita com chá, que promete dar brilho e nutrir desde a raiz. "Depois de muito sol e mar, um bom tratamento nos cabelos cai bem, né?", escreveu no Instagram.

O spray leva chá em sua composição, que deve ser escolhido de acordo com a cor dos fios. "Chá verde para qualquer tipo de cabelo; chá preto para cabelos escuros; e chá de camomila para cabelos claros", listou a apresentadora.

Coloque dois sachês de chá em uma xícara de água quente. Deixe esfriar e despeje no recipiente escolhido. Adicione duas cápsulas de vitamina E e 1/2 xícara de babosa in natura ou em gel. Agite bastante. A mistura pode ser borrifada nos cabelos molhados ou secos.

"Guarde na geladeira, se usar babosa natural. Tente aplicar todo o conteúdo em umas duas semanas. Depois faça de novo!"

Retocar a raiz

Você gostaria de cobrir os fios brancos em casa e sozinha? Isabella Fiorentino faz isso com produto natural. "A henna é compatível com qualquer tratamento químico pro cabelo e livre de amônia e subprodutos", escreveu em seu Instagram.

A apresentadora utiliza o produto em creme da Surya Brasil. "Uso castanho claro alternando com o castanho escuro. Faço isso porque, se passo duas vezes o castanho escuro, fica muito preto. Por isso, utilizo castanho claro também", explicou.

A aplicação é feita a cada 20 dias na raiz. Ela fez uma risca no centro da cabeça, coloca o produto de trás para frente e espalha com os dedos, usando luvas. A partir daí, é só fazer várias riscas próximas e repetir o procedimento em cada uma delas. "A henna precisa de uma hora para fazer efeito. Não adianta passar a henna e lavar antes do tempo previsto. E precisa ter quantidade, não adianta passar pouquinho. Eu uso o tubo inteiro."

Para aproveitar o tempo, investe em creme de tratamento do meio às pontas, prende os cabelos em um coque baixo com uma piranha e coloca a touca por cima. Depois, é só lavar.

Lições de beleza - Fios brancos

Renata Vasconcellos, Preta Gil e Gloria Pires
Renata Vasconcellos, Preta Gil e Gloria Pires
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Assim como aprender a pintar os próprios cabelos em casa, a pandemia reforçou a naturalidade. Uma das lições de beleza de muitas famosas foi abandonar tinturas e adotar fios brancos. Preta Gil, Gloria Pires, Renata Vasconcellos, Tatá Werneck, Alcione, Fafá de Belém, Carla Vilhena, Samara Felippo, Cris Guerra e Astrid Fontenelle são bons exemplos de que não há vergonha alguma no grisalho.

"Os fios brancos vão amarelando com o tempo, por isso é importante cortar o cabelo frequentemente e mantê-lo hidratado. O uso de máscaras hidratantes e até de produtos naturais, como a babosa, repõe a massa capilar e diminuem a porosidade, formando um escudo protetor no fio", ensinou a hairstylist Juliana Lima, da startup BNYOU.

Cortar o cabelo em casa

Franjas das famosas (Fotos: Instagram/Reprodução)
Franjas das famosas (Fotos: Instagram/Reprodução)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Neste período de distanciamento social, algumas famosas passaram por transformações em casa, com a ajuda da família! Larissa Manoela, Giovanna Lancellotti e Giulia Costa adotaram a franja.

Se quiser seguir a proposta, analise bem o formato do seu rosto e siga os conselhos do cabeleireiro. Por exemplo, franjas curtas e retas podem fazer com que as bochechas se acentuem muito em um rosto redondo. Neste caso, o franjão lateral é uma boa pedida, porque ajuda a alongar.  O rosto oval é o mais democrático, já que costuma cair bem com todos os modelos.

#ficaadica: Tome bastante cuidado para cortar a franja em casa e não se arrepender. Lembre-se de realizar o processo com os fios secos.

Elas no Tapete Vermelho
Publicidade
Publicidade