0

Quer alegrar seu bebê ainda na barriga? Use a música certa

Estudo descobriu que os fetos preferem ouvir música clássica às contemporâneas

14 jun 2018
14h43
atualizado às 16h40
  • separator
  • comentários

A ciência tem descoberto como mesmo antes de nascer os bebês já são afetados pelo mundo exterior. Pesquisadores espanhóis testaram como os fetos reagem aos vários tipos de música e descobriram que eles têm uma preferência: Mozart. Por outro lado, entre as 15 canções testadas, Someone Like You da Adele foi a com menos reações positivas.

A pesquisa testou os efeitos de 15 músicas em mais de 300 fetos entre 18 e 38 semanas de gestação. As músicas foram agrupadas em três gêneros: clássico, tradicional e pop e rock.

O gênero musical que causou a melhor reação dos bebês foi o clássico, com 84% de reações positivas. Depois, estavam a música tradicional com 79% e o pop e rock com 59%. As músicas que melhor pontuaram foram Mozart, Bach - Sonata for flute e Beethoven - Ode to Joy.

De acordo com o Telegraph, entre as que tiveram a menor pontuação, estavam Someone Like You da Adele, e Bohemian Rhapsody, do Queen.

Estudo mostrou as canções 'favoritas' dos fetos
Estudo mostrou as canções 'favoritas' dos fetos
Foto: Wavebreakmedia / iStock

Estimule seu bebê ainda na barriga

"O bebê estimulado desde a barriga com carinho, música e conversas tem uma capacidade maior de aprender na infância, e seu comportamento social é mais adequado", conta a terapeuta Mônica Lemos, da Universidade de Brasília.

E nem é preciso esperar ele nascer para notar os benefícios dessa atenção. Ainda na barriga, o bebê responde à mãe de uma forma muito especial, conta ela. "Os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando a mãe canta, por exemplo", diz ela.

Não há prazo certo para começar. Por volta da 16ª semana de vida o ouvido do feto já está formado, e ele pode escutar o que se passa lá fora.

Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade