PUBLICIDADE

Novo órgão é descoberto por cientistas e fica debaixo da pele

Órgão fica na pele e, se desativado, pode evitar dores: veja detalhes

22 ago 2019 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo órgão sensorial foi revelado por pesquisadores da Karolinska Institutet, na Suécia. A estrutura está presente sob a pele e tem muita sensibilidade à dor, sobretudo a picadas, batidas ou pressões - chamadas dores mecânicas.

Novo órgão é descoberto e, se desativado, pode evitar dores crônicas - Foto: Shutterstock
Novo órgão é descoberto e, se desativado, pode evitar dores crônicas - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

Este órgão, chamado de glio-neural pelos estudiosos, é formado por células que auxiliam o sistema nervoso e apresentam saliências longas que, juntas, formam uma camada próxima à pele.

Quando estimulado (ou seja, quando houve pressão, picada na pele ou batida), o órgão sensorial ativa nervos sensíveis e é responsável por impulsos no sistema nervoso. A partir disso, temos a sensação de dores.

Por outro lado, quando os cientistas bloquearam a ação do órgão, houve uma queda na capacidade de sentir dor.

Controle de dores crônicas

A dor crônica, caracterizada por persistir a mais de três meses, afeta cerca de 37% dos brasileiros. O dado é da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), representando o percentual de cidadãos que lidam com sofrimento, altos custos e invalidade para atividades comuns.

Assim, a pesquisa é importante para auxiliar no tratamento de dores crônicas e na compreensão de condições debilitantes. Afinal, antes se associava a dor apenas aos nervos da pele em si.

Os testes foram realizados em ratos e os cientistas pretendem testá-los em humanos, por terem estrutura semelhante aos roedores.

Como tratar uma dor crônica

Entenda como identificar uma dor crônica

Veja tratamentos para dores crônicas além de remédios

Evite esses 7 erros comuns ao lidar com dor crônica

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade