PUBLICIDADE

Gastar MIL calorias jogando videogame? Entenda a gamificação

Veja o que é a gamificação no mundo fitness que fazem diversão e exercícios se aproximarem cada vez mais

12 dez 2019 - 19h02
Compartilhar
Exibir comentários

Videogames podem, sim, ser uma forma de praticar exercícios, acredite. Essa é a proposta das iniciativas de gamificação no mundo fitness - uma forma de aproximar as atividades físicas à experiência de videogame, com os avanços tecnológicos da área.

Gamificação - Foto: Montagem - Shutterstock/Gympass
Gamificação - Foto: Montagem - Shutterstock/Gympass
Foto: Shutterstock/Gympass / Minha Vida

O modelo ganhou força nos últimos anos, em academias como a Asphalt Green, nos Estados Unidos, e a Les Cinq, em São Paulo, no Brasil, e podem chegar a queimar até 1000 calorias. Conheça 4 das principais iniciativas de integração de jogos e videogames e como elas funcionam:

1 - The Indoor Ciclyng

O "The Indoor Ciclyng" é um projeto de gamificação que funciona como um treinamento de spinning coletivo, como um "jogo competitivo de bicicleta". A ideia é justamente simular a experiência de uma corrida, com uma pista refletida na televisão, na qual os usuários conseguem ver seu desempenho.

O jogo traz a experiência de uma competição real para os exercícios , com ganhadores e perdedores. A intenção é despertar o mesmo "espírito de jogo" da vida real, mas em um videogame.

A academia Asphalt Green, no Upper East Side, nos Estados Unidos, é conhecida como a precursora no gamificação dos exercícios. Durante as sessões, eles utilizam o sistema conhecido como Prama, que consiste em plataformas de LED sensíveis ao toque dos usuários, presas ao chão e parede. Os usuários, então, devem se movimentar ao redor do salão, buscando tocar os pontos indicados

O sistema Prama pode até parecer uma versão evoluída dos famosos jogos de dança dos parque de diversão, mas a partir dele podem ser realizados até 500 exercícios diferentes, ajustáveis de acordo com a preferências dos usuários. Por isso, ele pode servir até mesmo como um treino completo.

Segundo os testes, o Prama ajuda a queimar até 1000 calorias depois de apenas um treino completo, que dura 45 minutos.

O orange zone é um treino HIIT em turma, presente na Companhia Athletica, em São Paulo, em que o nível de dificuldade do treino é aumentado de forma parecida com os estágios de um jogo. Os alunos ficam 60 minutos no treino; desse total, eles passam cerca de 12 a 20 minutos na chamada ?zona laranja?, nome que foi dado para identificar o momento em que se atinge entre 84 e 91% da frequência cardíaca máxima, indica o momento do limiar.

A frequência cardíaca dos alunos é medida por um cinto ou relógio e refletidos numa tela, de forma que os instrutores possam indicar quando e como intensificar ou "subir de zona" (azul, verde, amarela e laranja). Ao final de toda aula, cada aluno recebe um feedback individual de desempenho, como forma de analisar pontos a melhorar durante o exercício.

O QZone é um treinamento em aulas feito pela academia Les Cinq Gym, em São Paulo, conhecida pela por trazer atividades inovadoras no ramo de exercícios dentro do Brasil. Ele também é considerado um treinamento HIIT, com 60 minutos de duração, que faz uso de aparelhos e acessórios como esteira, remo e air bike.

No entanto, o treino não consiste apenas nisso: para tornar as atividades ainda mais completas, as sessões ainda mesclam o treino com movimentos de boxe, jiu-jitsu, e muay thai, e outras lutas. Assim, o QZone pode ajudar o praticante a perder até 2kg em 7 dias, se ele frequentar as aulas 3 vezes por semana. Por isso é uma ótima alternativa para quem deseja emagrecer rápido.

Formas de emagrecer

40 dicas para perder peso com saúde

Dieta para emagrecer: veja 10 opções saudáveis com cardápio

Sete aplicativos que facilitam a dieta e motivam o treino

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade